O canal para quem respira cliente.

Consolidação de data center é prioridade de CIOs

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



Uma pesquisa global patrocinada pela HP revela que 84% das empresas de médio e grande portes planejam implementar nos próximos 12 meses um projeto de transformação dos data centers (DCT – de Data Center Transformation), principalmente para diminuir os custos e reduzir os riscos de negócios. Mais de 600 executivos que tomam decisões de investimentos em TI participaram da estudo no Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

 

A pesquisa mostra que a maioria destes executivos está atualmente iniciando ou planejando para este ano projetos de consolidação (95%), continuidade de negócios (93%) e virtualização (91%). Pressionados mais do que nunca para controlar os gastos e obter retorno rapidamente sobre os investimentos em tecnologia, os CIOs entrevistados elegeram a redução dos custos operacionais (31%) como o principal meta para 2009. Aprimorar a segurança (29%) está logo atrás, em segundo lugar.

 

Os executivos brasileiros que participaram da pesquisa também darão prioridade em 2009 à consolidação de data centers (74% dos entrevistados) e, em seguida, à consolidação de servidores e storage (59%). Os motivos que impulsionam estes investimentos é que diferem dos resultados globais. São eles: a globalização das operações de empresas brasileiras, a melhoria do processo de governança de TI e o aumento da segurança.

 

A virtualização está na agenda de 25% dos entrevistados brasileiros já para este ano, assim como a modernização das aplicações legadas e a melhoria do gerenciamento de TI. “A virtualização é um passo muito importante na transformação dos data centers”, afirmou Maurizio Niccolai, gerente de Marketing do Grupo de Soluções de Tecnologia da HP Brasil e responsável no país pela pesquisa.

 

“CIOs que abordam iniciativas de DCT com um foco em necessidades corporativas podem reduzir significativamente o tempo de retorno dos atuais investimentos em tecnologia, ao mesmo tempo em que formam a base para o futuro crescimento”, completou John Bennett, diretor mundial de Soluções de Transformação de Data Centers da HP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima