Consulta ao SPC via celular

0
2


A Qualicheck Mobile Service, empreendimento que integra a Incubadora Tecnológica de Santo André, na Grande São Paulo, desenvolveu um sistema portátil que fornece informações sobre registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), facilitando as operações de comerciantes e vendedores. Oferecido a R$ 1,99 por consulta, o serviço checa a situação do CPF de uma pessoa pelo celular, por meio de uma mensagem de texto (SMS). A Qualicheck conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Prefeitura de Santo André e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

A tecnologia foi desenvolvida pelo analista de sistemas e diretor da Qualicheck, Marcos Almeida, que utilizou a experiência de cerca de dez anos no ramo de análise de crédito. A partir do número do CPF, o sistema possibilita ao usuário saber se o documento consultado tem registro no SPC, a existência e a quantidade de títulos protestados, registros de débito e de cheques devolvidos, sustados, roubados ou extraviados. O sistema aponta ainda a autenticidade do documento (se não se trata de um CPF roubado ou extraviado) e permite o acesso a consultas anteriores realizadas.

“O serviço se destina principalmente a comerciantes que não têm acesso imediato à Internet, aos representantes comerciais, às equipes de vendas externas e aos profissionais liberais”, afirma Marcos Almeida. Segundo ele, o sistema recebe uma média de 1.000 consultas mensais e a expectativa é quintuplicar esse número. A empresa atende clientes nos mais diversos estados brasileiros como São Paulo, Distrito Federal, Pará, Minas Gerais, Paraíba, Bahia e Piauí.

Para usar o serviço da Qualicheck, a pessoa precisa cadastrar o celular (que pode ser de qualquer operadora de telefonia móvel) junto à empresa. Assim que o aparelho estiver habilitado, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 01185250085 e informar o CPF a ser consultado. Em questão de segundos, um resumo, com as principais informações, é transmitido para o celular. Um relatório completo da consulta é encaminhado via internet ao usuário.