Consultas médicas via SMS?

0
1
O Consulte Aqui, empresa de agendamento online de consultas médicas, acaba de implantar um novo serviço – a possibilidade de confirmar e cancelar consultas médicas via SMS. O que antes só poderia ser feito pelo site do Consulte Aqui, agora é resolvido de forma mais rápida pelo celular. “Por mais prático que seja acessar o site e confirmar ou cancelar uma consulta, muitas pessoas não têm tempo ou paciência para fazê-lo. Já com o SMS é diferente, pois o usuário está com o celular em mãos e só precisa responder uma mensagem”, avalia Rafael Ceolin, um dos sócios da empresa, juntamente a seus irmãos Bruno e Rodrigo Ceolin.
São dois tipos de mensagens enviadas pelo Consulte Aqui, o alerta de SMS e o SMS de resposta. Assim que o profissional agenda uma consulta, o paciente recebe o SMS de resposta, com um código (de 3 a 6 dígitos) solicitando a confirmação. É só responder com o código e o agendamento está feito. Caso o paciente queira o cancelamento, basta ignorar o SMS e a consulta é desmarcada automaticamente pelo sistema após 72 horas.
Em um segundo momento, 24 horas antes da consulta, uma mensagem é enviada ao paciente para lembrá-lo do compromisso. Já neste caso, se houver desistência e o paciente precisar cancelar o agendamento, deve responder o SMS – não há necessidade de entrar no portal do Consulte Aqui ou ligar para o consultório. Se a consulta for mantida, outro texto é enviado com o endereço do local duas horas antes.
O alerta de SMS é gerado quando a consulta é cancelada ou reagendada pelo profissional através do site. “Dessa forma, o paciente não precisa acessar o portal constantemente para checar o status de sua consulta. Nós enviamos um alerta sempre que alguma alteração é feita”, explica Ceolin.