Com a progressiva redução do poder de compra, os consumidores estão adotando novas práticas para melhor administrar suas finanças. Tanto que, com relação às compras de supermercado, os clientes estão apresentando uma maior preferência pelos chamados “produtos de marca própria” e pelas embalagens econômicas. Em comparação a agosto do ano passado, 50,2% dos consultados compram atualmente mais produtos de marcas de supermercado; enquanto 66,9% optam agora por pacotes menores ou packs de ofertas. Segundo dados do levantamento feito pelo Tiendeo.
Um hábito associado aos tempos de superinflação da década de 80, o armazenamento de produtos, também dá sinais de ressurgimento. Em relação ao mesmo período de 2014, 67,3% dos pesquisados afirmam aproveitar mais as promoções para estocar produtos em casa, em 2015. Por outro lado, o comportamento mudou não somente dentro dos supermercados. No último ano, dos cerca de 2.800 participantes da pesquisa, 1.110 (40,3%) afirmam haver diminuído entre 10% e 30% o consumo de produtos menos básicos, como eletrônicos, roupas e artigos de decoração.
Segundo dados da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em julho de 2015, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 27,9%, em comparação ao mesmo período de 2014. Também no que se refere ao lazer e entretenimento, houve uma tendência de queda: 40,9% dos consultados diminuiu seus gastos entre 10% e 30%, no período de um ano. Por outro lado, a procura por cupons de desconto e promoções aumentou, com 79,8% dos consumidores afirmando recorrer mais a este recurso em 2015.