Apesar do impacto que a crise financeira gerou no mercado mundial, o varejo brasileiro não sentiu variações negativas, tendo um ótimo desempenho em 2008 e, até, grandes expectativas de fechar 2009 com um resultado ainda melhor. Isso porque, 80% dos varejistas esperam que este ano seja melhor que 2008 e 17% têm a expectativa que ele seja igual ao ano passado. As informações são resultado de uma pesquisa que a GfK Brasil realizou em setembro de 2009 com 240 varejistas de todo o País que estão em cargos com grande influência no processo de decisão, do canal de autosserviços de uma forma geral, ou seja, grandes, médios e pequenos estabelecimentos chamados de varejo alimentar.
Outro dado que comprova o otimismo é que 45% dos respondentes disseram que o desempenho de 2008 foi acima do esperado com relação a 2007. Além disso, os varejistas que avaliaram o ano passado dentro do esperado representam 48% da amostra. Assim, apesar do PIB – Produto Interno Bruto – do último trimestre de 2008 ter tido queda em relação ao trimestre anterior (-3,6%, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa variação negativa não trouxe grandes prejuízos para as vendas no varejo. Dessa forma, o consumidor brasileiro não deixou de adquirir produtos em hipermercados, supermercados, lojas de bairro, entre outros. Ao contrário, gastou mais durante a crise.