CTBC otimiza processo de arrecadação

0
1


A CTBC – empresa de telecomunicações do Grupo Algar, sediada em Uberlândia, com atuação direcionada para os mercados de telefonia fixa, celular, data center, internet, comunicação de dados e TV por assinatura – conseguiu otimizar consideravelmente os processos associados à arrecadação de sua base de clientes, hoje da ordem de 1,2 milhão de pessoas. A solução encontrada foi a implantação das plataformas de comunicação de dados via web Apus Client e Infotrack, da AccesStage.

Em 2003, a CTBC decidiu fazer um programa piloto com a AccesStage para avaliar a performance das soluções de troca eletrônica de documentos. Duas instituições bancárias, que consideravam insatisfatório o desempenho do meio de transmissão de arquivos utilizado pela CTBC na ocasião, foram parceiras nos testes. Em apenas um mês, a equipe envolvida aprovou a utilização dos sistemas, que gradativamente foram sendo implantados em todas as unidades da CTBC.

“Com o sistema antigo, não tínhamos certeza de que o banco de fato recebia o arquivo comprovando o pagamento do cliente, o que chegou a nos gerar alguns transtornos. Ainda que não ocorresse com freqüência, essa questão acarretava perda de tempo para nossa equipe e um eventual transtorno para nossos clientes” explica Edilane Oliveira, superintendente de faturamento e tesouraria da CTBC.

Baseado em uma linha de Internet dedicada, com velocidade de banda larga, o sistema de troca eletrônica de documentos da AccesStage elimina a perda de documentos durante a transmissão dos arquivos e diminui o tempo de execução das tarefas do departamento de arrecadação e tesouraria. Os principais benefícios percebidos pela equipe da CTBC são a integridade e segurança na troca dos documentos, uma vez que a solução AccesStage emprega sistema de criptografia, além de melhorias significativas nas condições de gerenciamento dos processos financeiros e garantia de que todos os arquivos são recebidos com sucesso.

A morosidade no processo de conexão com os bancos era um dos mais graves problemas identificados na CTBC. Atualmente a CTBC tem desenvolvido um estudo com a AccesStage com o objetivo de utilizar apenas o gerenciador web AccesStage para comunicação com as dezenas de bancos.

Desde 2005, todas as empresas da CTBC utilizam um ambiente eletrônico de gestão de informações baseado nas soluções AccesStage, que viabiliza o intercâmbio de uma média de 415 mil documentos/mês junto ás redes bancárias de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. “Até mesmo empresas terceirizadas da CTBC, que tiveram contato com o novo processo, gostaram muito dos resultados obtidos e também aderiram às soluções AccesStage. Um exemplo é a empresa Hewitt, que presta serviços de contabilidade, compras e finanças”, ressalta Edilane Oliveira, superintendente de faturamento e tesouraria da CTBC.