Cuidado com o cyber-abuso

0
2

Feriado prolongado, trabalho dobrado. Com a proximidade de duas festas em pleno encerramento do ano, Natal e Ano Novo, todas as pessoas que trabalham têm de se esforçar para deixar em dia o serviço de um mês inteiro em um prazo mais curto. E o tempo que se tem para gastar com problemas de ordem pessoal, diminui drasticamente. Por isso, nada como aproveitar intervalos no trabalho para entrar nos sites de varejo online e colocar no carrinho os presentes que não se pode deixar de comprar para os parentes e amigos. Mas se confirmadas as previsões de mercado, como da e-bit por exemplo, que aponta um aumento de 40% nas compras virtuais em relação às realizadas no ano passado, as empresas devem se precaver contra os riscos do cyber-abuso: problemas de congestionamento e segurança da rede, além de baixa na produtividade dos funcionários.
De acordo com dados da Websense, há mais de 377.000 sites dedicados exclusivamente a compras em toda a rede global. Com milhares de lojas à disposição na ponta dos dedos, um funcionário pode facilmente passar horas pesquisando onde comprar a câmera digital perfeita ou as promoções de CDs, DVDs, vídeos ou livros, entre outros itens de desejo. Para Marcos Prado, gerente de canais para o Brasil da Websense, bloquear completamente o acesso a Web sites de compras nem sempre é a solução.
“As empresas podem perfeitamente equilibrar as necessidades de seus funcionários em economizar tempo ao fazer suas compras de Natal pela Internet, sem prejudicar os resultados dos negócios corporativos e com um benefício significativo. Com as políticas adaptáveis do software Websense Enterprise, as organizações podem até mesmo aumentar a produtividade geral e dar um estímulo a seus empregados, sem que estes precisem sair da empresa durante o horário comercial”, assegura o executivo.
As opções de políticas de filtragem patenteadas do Websense Enterprise incluem cotas baseadas em tempo, por meio das quais as empresas estabelecem limites diários para seus funcionários visitarem Web sites não relacionados ao trabalho, enviando uma notificação quando e por quanto tempo o usuário pode acessar determinadas páginas, fugindo dos períodos de picos no link da companhia.
Além disso, o Websense Enterprise oferece uma opção contínua que também notifica o usuário quando um Web site é considerado inapropriado, podendo o mesmo estar carregado com spyware, vírus ou códigos maliciosos móveis, evitando assim, problemas graves para a segurança da rede corporativa. Este período de festas é bastante conhecido pelo aumento no consumo de banda e problemas de segurança, explorados principalmente pelo envio de cartões virtuais contendo músicas, fotos e códigos maliciosos, exigindo atenção redobrada com a segurança e disponibilidade de recursos.