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Danone aumenta as vendas em 80% com aposta no e-commerce

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Bruna Palma, gerente sênior de e-commerce da Danone

A Danone anunciou que, somente de janeiro a agosto de 2021, houve um aumento de 83% nas vendas de seus produtos,  se comparado ao mesmo período do ano anterior, em plena pandemia, graças aos esforços de transformação digital e parcerias. “Em um trabalho conjunto com as redes varejistas, já havíamos aumentado os resultados de comercialização na segunda metade do ano de 2020, encerrando o período com o dobro de parceiros e registrando um crescimento de 40%, em relação ao semestre anterior”, informou Bruna Palma, gerente sênior de e-commerce da Danone.

Ao analisar o quadro geral, a executiva disse que, com a chegada da pandemia no início de 2020, a busca dos consumidores pelo comércio on-line passou de opcional à necessária. “Apenas no Brasil, o e-commerce teve um aumento de mais de 25% de 2019 para 2020, representando 11% das vendas do varejo. A Danone foi uma das empresas que mais se destacou no segmento. Decidimos apostar em estratégias voltadas para o varejo farmacêutico e alimentar e isso acabou fazendo a diferença.”

Segundo ela, atenta à mudança de comportamento do consumidor que, em tempos de crise e da exigência de ficar em casa, passou a optar pela compra on-line de itens e necessidades essenciais, a companhia decidiu reorganizar suas estratégias para o canal digital. “Para alcançar estes índices, apostamos em uma forma diferenciada de exposição de seus produtos no e-commerce, utilizando fotos, palavras-chave de busca e descrição de produtos pensadas com exclusividade para o âmbito digital e totalmente validadas pelo consumidor que já está digitalizado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, a cada três compras em uma loja física, duas passaram pelo on-line, seja para consultas de preços ou busca pelo endereço da loja, provando que os dois canais de compras são complementares. O on-line e o off-line não podem mais ser pensados como estratégias separadas, mas sim de uma forma que contemple o consumidor como omnicanal”.

De acordo com Bruna, os esforços empregados para alavancar as vendas da linha Milnutri, voltada para nutrição infantil, são um bom exemplo disso. Com base na jornada de decisão do consumidor, foram criadas e implementadas, nos principais varejistas, vitrines de conteúdo atraentes e envolventes. “Utilizando uma inteligência de SEO conectada com tags programadas para otimizar as pesquisas orgânicas do Google, conseguimos aumentar em 828% as visitas orgânicas dos mecanismos de busca e diminuir a dependência da mídia paga. Ampliamos também o tempo de permanência do consumidor na página do produto em 252% e a taxa de conversão, atingindo um crescimento de 60% nas vendas”.

Além disso, graças às estratégias adotadas, o alcance da companhia no canal Farma também tem sido bastante positivo. “Sendo comercializados em 15 das maiores redes de farmácias do Brasil, nossos produtos já correspondem a parte significativa das vendas online de algumas delas. Porém, o canal de maior crescimento para a empresa, em 2021, foram os aplicativos de entrega que enxergaram na crise um novo nicho. Frente ao novo cenário, expandiram seus serviços, incluindo produtos de supermercado e farmácias, contribuindo para que ampliássemos nossa capilaridade”.

Relevância do e-commerce
No entendimento da gerente sênior, investir em estratégias e operações para vender on-line já se tornou fundamental para manter o bom desempenho do negócio. “O que comprova que a relevância de grande parte das empresas varejistas está estritamente atrelada às tecnologias que detém. A Danone sabe dessa importância e vem se aprimorando continuamente, a fim de ajudar seus parceiros a se destacarem no segmento, posicionando a loja online como uma local onde o consumidor encontrará todas as linhas de produtos, transformando o ambiente digital em uma prateleira infinita do mercado. O formato oferece ainda abrangência nacional, possibilitando atender todos os públicos, em todos os lugares.”

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