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De olho no cliente nas redes sociais

A E.life começa o ano com um novo produto para a área de monitoramento de redes sociais: o Consumer-centered Monitoring, modelo que propõe o monitoramento da jornada do consumidor, compreendendo as marcas e hábitos que estão ao seu redor. Para chegar a este novo produto, a empresa investiu em um armazém de dados com 1 bilhão de itens e 55 milhões de usuários únicos. São informações de consumidores brasileiros compartilhadas em redes sociais, que vão dos checkins em shoppings até as marcas mais citadas. 
 
Para realizar estudos personalizados, nesse primeiro semestre a E.life irá trabalhar os dados de quatro segmentos verticais: esportes, farmacêutico, automotivo e varejo. Utilizando a metodologia 4Ps of Insights, serão traçados perfis detalhados dos consumidores, suas marcas e seus hábitos. “Como o consumidor não é monomarca, a ideia é extrapolar o monitoramento focado na marca e compreender sua jornada em relação às várias marcas que ele compartilha diariamente nas redes”, afirma Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.
 
Um bom exemplo do que é possível conhecer sobre os internautas está no estudo “Perfil dos Corredores nas Redes Sociais” que a E.Life acaba de realizar já com o novo produto de monitoramento Consumer-centered. O estudo analisou os dados públicos de 374 mil pessoas que, no Twitter, se declaram corredoras.  A partir daí foi possível identificar que os corredores utilizam suporte tecnológico para suas atividades. Cerca de 2 mil deles relataram seus percursos por meio do aplicativo Nike Corre. Além de correr, essas pessoas usam suas páginas nas redes sociais para falar sobre eletrônicos, refrigerantes, internet, medicamentos, cerveja e pets.
Em outro cruzamento de informações foi possível identificar que 17% das pessoas monitoradas falam sobre contusões e dores e citam medicamentos e analgésicos. E 14,4% falam sobre animais de estimação e assuntos relativos a eles. 
A partir da análise também foi identificada a profissão dos corredores. A maioria, engenheiros, advogados e professores. Os praticantes de corrida também fazem academia e praticam outros esportes como futebol, ciclismo e luta. Outro dado interessante são as empresas preferidas dos corredores: 83 mil dizem preferir o Itaú e 13 mil citam o Extra.
Muito mais do que apresentar dados de um determinado público, o objetivo da E.life com esse estudo é mostrar que as pessoas não fazem parte de um grupo apenas pelas características de gênero, idade, região. Elas compõem tribos de interesse e estão interligadas por terem hábitos e marcas em comum.  “O conhecimento aprofundado dessas tribos é hoje uma ferramenta fundamental aos profissionais de marketing e às empresas que querem aperfeiçoar seu relacionamento com clientes”, comenta Barbosa Lima.
O monitoramento Consumer-centered já está disponível para empresas interessadas em conhecer o comportamento do consumidor via redes sociais, e é entregue através de dashboards customizados e relatórios mensais.

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