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Decisões em tempo real, quem faz?

Autor: Ricardo Clemente
Utilização do big data em cada mercado oferece um vasto campo para discussões e melhorias. Um dos setores que mais chamam a atenção do ponto de vista de análise de dados e ainda com a necessidade de resposta em tempo real é o e-commerce. O comércio eletrônico trabalha com agilidade, autonomia e inovação. Além de sua exigência por cuidado redobrado com as informações. Tudo isso pode determinar o sucesso ou não das vendas, o que torna o monitoramento constante essencial a esse tipo de negócio. 
O uso de uma plataforma de análise de dados em tempo real é capaz de identificar padrões nas operações em relação a fatores, como tempo de espera em uma transação, número de compradores de um determinado produto, formas de pagamento. Bem como alertar a respeito de anomalias do sistema para serem corrigidas o mais rápido possível ou mesmo retiradas do ar. A exibição errada das características ou preço de um produto pode causar consequências imediatas e imprevisíveis.  
Esse é um cenário típico de e-commerce, mas que também apresenta muitas semelhanças com o varejo físico. A utilização da análise de dados de maneira integrada entre esses dois modelos trata-se daquilo que é conhecido como omnichannel. Hoje, é possível realizar uma compra por meio de diferentes tipos de canais, criando novas oportunidades de vendas e interação com a marca.
Ainda assim, falta citar o que realmente fará a ação ser finalizada: a tomada de decisão. A necessidade de extrair informações úteis a partir de grandes quantidades de dados que são gerados com muita rapidez exige que as estratégias estejam alinhadas. Assim como funcionários ágeis e qualificados estejam na condução do bom andamento do negócio. Nesse sentido, dar autonomia para a equipe de service desk pode ser uma ótima saída, já que ela pode tomar decisões imediatas e inativar itens do site que estejam causando prejuízos sem qualquer tipo de consulta. Esta abordagem amplia o escopo do Service Desk para além da TI. Ou seja, uma célula de Real Time Intelligence, necessária em negócios cada vez mais digitais.
Com isso o monitoramento 24×7 (tempo real) deixa de ser algo de TI para ser algo acessível aos responsáveis pelos negócios ou mesmo a grupos multidisciplinares de trabalho da empresa. Uma vez que esses profissionais podem contribuir para a tomada de decisões mais rápidas e eficientes. O trabalho em conjunto deve ser sempre priorizado. 
Todo esse contexto somado à inovação constante faz com que o e-commerce possua características próprias muito adequadas a plataformas de análise de dados em tempo real. O investimento nesse tipo de solução para grandes e-commerces começa a ser visto não como um custo, mas sim como uma fonte de lucro e de grandes benefícios à empresa.
Ricardo Clemente é CEO da Intelie

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