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Dentro da mente do consumidor



Ter a capacidade de ler a mente do consumidor e identificar com precisão quando um produto vai emplacar ou não no mercado. Resultados experimentais e novas metodologias voltadas a este propósito serão apresentados durante o 8º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, pelo professor da Unifesp, Álvaro Machado Dias. O evento será realizado de 2 a 5 de maio, em São Paulo.

 

O neuromarketing está ganhando adeptos em todo o mundo, inclusive no mercado brasileiro. Um dos pontos de partida para tanto é avaliar a percepção de que as avaliações das pessoas acerca de produtos a serem lançados no mercado e das propagandas são muito variáveis, enquanto as respostas cerebrais tendem a permanecer mais constantes, conforme destaca o Álvaro Dias. “A instabilidade nas opiniões, seja em função de influências sociais ou da mera passagem do tempo, diminui a confiabilidade de conclusões de pesquisas de marketing e de estudos que visam prospectar a aceitação de novos produtos. Com o uso das técnicas da neurociência, esse efeito pode ser minimizado, já que as respostas cerebrais tendem a ser mais estáveis”.

 

O especialista ressalta ainda a existência de diversas situações em que a avaliação de preferências não pode ser realizada sem que o cérebro seja analisado em tempo real. “Considere, por exemplo, uma situação em que seja necessária a edição de um comercial de televisão para a produção de uma versão enxuta a ser veiculada no horário nobre. Não adianta pedir para os participantes da pesquisa de marketing sinalizarem os momentos mais interessantes durante a apresentação do comercial, pois deste modo a experiência estética seria quebrada, o que inviabilizaria a avaliação do filme como um todo”, explica. Assim como seria improdutivo solicitar, após o término da exposição, para eles apontarem as melhores partes, já que se sabe que nesta ocasião as pessoas tendem a escolher trechos cuja circunscrição seria mais lógica, em detrimento daqueles que efetivamente despertaram experiências afetivas mais intensas, aponta. O Laboratório de Neurociências de Clínicas (LINC) da Unifesp vem desenvolvendo estudos em tomadas de decisão e um dos objetivos principais é o de definir precisamente as metodologias ideais para as diferentes demandas existentes.

 

Serviço
Data: 2 a 5 de maio de 2012
Local: Centro de Exposições Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, 6º andar – Consolação – São Paulo
informações e incrições no site www.cbcce.com.br

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