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Design Thinking para inovação e cliente

A Klüber Lubrication está aumentando seu foco em desenvolvimento e gestão de pessoas e na inovação criativa. Principalmente, em tempos de cenário econômico desfavorável. Com um evento anual chamado de Innovation Day, em que procura fortalecer e disseminar a cultura inovadora em toda a organização, ela incorporou, em 2015, um workshop específico sobre Design Thinking (DT), ministrado por Osmar Saito, coordenador da área de qualidade da empresa, também é professor de MBA da FGV.
O objetivo foi o de apresentar e discutir o tema como metodologia de inovação centrada no ser humano. Além de vivenciar de forma prática os valores de Design Thinking, como empatia, colaboração e experimentação e aplicá-los no contexto da organização e dos negócios com seus clientes. De acordo com Saito, “o aspecto fundamental do DT é a geração de insights de inovação tendo os clientes como ponto central, a partir do profundo entendimento de suas necessidades e expectativas”. 
“Este conceito se aplica completamente dentro da nossa empresa, pois oferecemos soluções customizadas aos nossos clientes como valor agregado e item diferencial em relação ao mercado”, complementa o executivo. O tema é tão importante para a empresa, que no workshop participaram pessoas de diversas áreas da organização, como vendas, marketing, produção, logística, desenvolvimento de produtos, RH, controladoria e finanças. A empresa acredita que, em um ambiente de negócios totalmente globalizado e competitivo, as organizações não podem mais gerenciar de forma convencional. 
Por isso, ao adotar a metodologia DT, a empresa pretende usar a inovação que já em seu DNA e a criatividade para criar diferenciais competitivos que têm impacto direto no crescimento futuro das organizações com as quais atua. “As empresas foram desenhadas para obter desempenho e não inovação. Por isso, a grande dificuldade em conciliar pensamento de curto prazo voltado à eficiência operacional, com o pensamento em longo prazo visando à inovação”, analisa Saito. “Uma vez que esse conceito esteja totalmente arraigado em nosso ambiente interno, queremos replicar o conteúdo e mentalidade para determinados clientes ou até mesmo grupos de clientes de um determinado segmento de mercado. Queremos, assim, gerar ideias de inovação de forma sistêmica e com métodos práticos de implementação”, conclui ele.

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