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Diferencial de valor

Entre as estratégias de atuação das empresas, é comum planejarem o seu diferencial de mercado. Mas, mais do que proporcionar novidades aos clientes, como método de fidelização, esses também se atraem quando o negócio passa diferenciais de valores, dando ao público novas experiências e sensações. Entretanto, como conseguir passar tais valores? Ações de marketing, como campanhas, brindes, promoções e eventos, podem ser a solução. “Essas táticas de marketing são importantes e eficazes tanto para atração de novos clientes, quando para a fidelização de quem já é cliente”, diz Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal da Magazine Luiza.
Por outro lado, é preciso cuidado no momento de planejar tais estratégias, pois somente são efetivas quando contemplam o relacionamento como um todo, não apenas uma ação pontual e isolada, pois, assim, atrairá o público apenas por um curto período de tempo, sem que haja, necessariamente, fidelização. “Para se construir fidelização é necessário realizar um planejamento estratégico de longo prazo e criar ações recorrentes e que despertem o desejo nos clientes de continuarem se relacionando com a sua marca”, explica a executiva. Assim, não haverá riscos de maus resultados, quando há uma relevância nas ações criadas.
Na verdade, junto com a relevância, também é preciso conhecimento aprofundado do público que se deseja conquistas, seus anseios e desejos, bem como onde a marca pode estabelecer uma troca de valores com ele. “A partir destas definições, traçar um planejamento de longo prazo com ações e indicadores para mensurar os resultados, ter disciplina para segui-lo, porém, ao mesmo tempo flexibilidade para saber redirecionar quando necessário, seja por uma questão de estratégia interna ou  alguma mudança no cenário de mercado (concorrência ou indústria).” O resultado ao final de processo será um cliente que se sentirá único e especial para a empresa, com grandes chances de se tornar um advogado e divulgador dela. 
Como exemplo do esforço de passar os valores certos aos consumidores e fazer com que percebam a importância que têm, Ilca conta que a Magazine Luiza tem a campanha Dia de Ouro, promovida desde 2005. Em determinadas datas, as lojas abrem exclusivamente para esses Clientes Ouro, que são aqueles que possuem o cartão Luiza Ouro, assim, eles são recebidos com tapete vermelho, café da manhã, atividades, há a distribuição de brindes e, ainda, ofertas únicas para o dia. “Essa ação costuma gerar um fluxo muito grande com até mesmo filas nas portas das lojas e sempre com resultados muito expressivos de vendas. Vale destacar que a comunicação é 100% dirigida, portanto, o retorno sobre o investimento é muito alto”, afirma. Ainda que seja uma ação, ela é uma entre tantas que a empresa investe para a conquista dos clientes, uma vez que este é um processo em que é preciso tempo para que aconteça. “A fidelização efetiva tem como base o relacionamento e para se construir qualquer tipo de relacionamento leva-se tempo e constância.”

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