Digitalização transformando negócios

0
1
Autor: Keith Krach
A digitalização transforma negócios consolidados, dá a oportunidade de novas empresas nascerem e cria novos desafios e possibilidades para todas as indústrias. Em uma pesquisa recente com 436 líderes, a Harvard Business Review descobriu que empresas que são excelentes na liderança digital e gerenciamento conquistam melhores receitas e margens de lucro que suas semelhantes. O estudo revelou que os “líderes digitais” representam menos de um quinto dos entrevistados e mais de um terço apresentaram falha em liderança e gerência digital.
Esses resultados sugerem que uma liderança digital efetiva é tão rara quanto importante. Porém, ser um líder digital não requer agir como um líder de negócio em um setor tradicionalmente digital. Ao invés disso, os líderes digitais são aqueles que realmente compreendem o valor da digitalização e podem posicionar suas organizações para o sucesso na era da tecnologia.
Atravessando setores econômicos
A digitalização tem um impacto universal em praticamente todos os setores de negócios, impulsionando tudo, desde o varejo online até serviços financeiros, logística e manufatura. Mesmo que a transformação digital não seja um tópico relevante em uma indústria particular, isso provavelmente impactará as operações em algum ponto na rede de fornecedores e nos processos de desenvolvimento do negócio. Os líderes devem encontrar oportunidades digitais nas áreas de marketing, logística ou serviços ao consumidor – mas, primeiro, eles precisam saber como localizá-las. Por essa razão, devem lutar para serem residentes e não meros visitantes do mundo digital.
Aumentando as expectativas dos consumidores
A habilidade para comparar, pesquisar e comprar produtos online tem se tornado comum entre os consumidores. Conforme as plataformas de redes sociais mudam a maneira que consumidores interagem com eles mesmos, elas criam novos jeitos dos consumidores entrarem em contato com as empresas e fazer que suas opiniões sejam conhecidas.
O fato da conectividade aumentada entre negócios e consumidores se tornar padrão é indicativo de um desafio-chave imposto pela digitalização. Enquanto produtos digitalizados e serviços se tornam a norma, líderes de empresas correm o risco de ficar para trás no tempo e serem vistos como ultrapassados pelos consumidores. Em um mundo no qual consumidores estão acostumados a interagir com a mídia digital, plataformas de redes sociais e a crescente internet das coisas, o céu é o limite para companhias procurando métodos acessíveis de transformação digital.
Tomando a iniciativa
Líderes digitais de sucesso conduzem mudanças em vez de esperar por elas. São eles que abrem novos caminhos em suas indústrias, sem esperar serem deixados na esteira de seus concorrentes digitalmente transformados. Um líder de negócios precisa ter a iniciativa de aprender sobre novas tecnologias e descobrir maneiras de aplicá-las em sua companhia. Os líderes digitais mais bem-sucedidos são aqueles que estão dispostos a traduzir esse conhecimento em uma estratégia de transformação digital compreensiva.
A importância do feedback
Para companhias que não nasceram digitais, a digitalização frequentemente requer uma transformação em larga escala. Processos consistentes de teste, de avaliação e de feedback são necessários durante qualquer transição para evitar erros e identificar problemas o mais rápido possível. Líderes devem fazer um balanço de suas empresas ao longo de qualquer projeto de digitalização. Isso deve incluir prover um feedback útil e honesto e solicitar o mesmo dos funcionários.
Uma fonte valiosa de feedback para líderes de negócios é a informação. A digitalização traz consigo novas habilidades de domínio das coleções de dados e análise e líderes devem alavancar isso para melhor planejar, gerenciar e monitorar a performance de seus projetos digitais. Ao combinar análise e inovação, os líderes podem até mesmo organizar “experimentos” digitais em pequena escala para testar a viabilidade de produtos ou processos recém-digitalizados.
Keith Krach é presidente da DocYouSign