Diversificação é o caminho

0
12

Os Correios realizaram uma pesquisa em setembro de 2004, com os consumidores e visitantes do CorreiosNet Shopping, o portal de vendas on-line dos Correios, com o objetivo de identificar as categorias de produtos com maior interesse. O resultado foi surpreendente, ao mostrar categorias bastante diferenciadas, como indica a tabela abaixo:
Categorias de maior interesse
Bebês & Cia. – 10,96%
Artigos para Festa – 10,46%
Esotéricos – 10,15%
Eletrodomésticos – 9,83%
Cosméticos e Perfumaria – 5,05%
Turismo – 4,82%
Informática – 4,36%
Indústria e Negócios – 3,42%
Instrumentos Musicais – 3,42%
Animais e Artigos – 3,22%
Essa pesquisa mostra que existe espaço para as pequenas e médias empresas ampliarem seus negócios através da Internet, adotando uma política de venda de produtos diversificados. “Nossa pesquisa mostra que há muito espaço para o crescimento da pequena empresa no varejo on-line”, afirma Antonio de Paula Braquehais, Chefe do Departamento de Negócios e Operações na Internet dos Correios.
Cid Torquato, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, explica que “o comércio eletrônico oferece um grande mercado potencial para a pequena empresa, que deve focar seus negócios no varejo on-line para o público local, ou seja melhorar o relacionamento com seus clientes e fornecedores mais próximos”.
Neste final de ano as principais lojas virtuais brasileiras têm muito que comemorar. O índice do varejo on-line, publicado pela e-Consulting e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, mostra um crescimento de 40,6% nos últimos doze meses. O público consumidor virtual, que em Janeiro de 2004 era de 2,4 milhões, já ultrapassa a casa dos 3,6 milhões. Comparando apenas o 1o. semestre de 2004 com o ano anterior, o crescimento é de 51%.