O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Do you speak english?



Com o aumento da exigência de qualificação profissional, o candidato precisa estar cada vez mais preparado para participar de processos seletivos e entrevistas de emprego. O profissional que deseja ingressar numa multinacional, por exemplo, provavelmente será submetido a testes em inglês e, nessa hora, é necessário que ele esteja realmente preparado para enfrentar entrevistas em outro idioma.


De acordo com Luciana Maria Andrade, coordenadora pedagógica da rede PFB – Pink and Blue Freedom, algumas dicas contribuem para que o profissional não seja pego de surpresa no momento da entrevista:


1. Não minta: Se você tem um nível básico do idioma, deixe isso claro no começo da entrevista e treine expressões que correspondam a esse nível. Tentar adquirir a fluência que você não tem em alguns dias não é aconselhável, porque os bons selecionadores logo percebem a farsa.


2. Palavras como challenge (desafio), weakness (fraqueza), strength (força), experience, skills (habilidades), resumé (Curriculum Vitae) e job são sempre mencionadas durante a entrevista.


3. Why did you leave your previous job? (Por que você deixou o seu último emprego?), What do you think your strengths and weaknesses are? (Em sua opinião, quais são suas forças e fraquezas?), What experience do you have which you think is relevant for this job? (Qual é sua experiência e como você acha que ela será relevante para este emprego?) e Where do you see yourself in five years time? (Como você se vê daqui a cinco anos?) são perguntas que, inevitavelmente, serão feitas pelo entrevistador.


4. Acesse o site da empresa: Grande parte das empresas multinacionais possui o site em inglês e espanhol, além do português. O candidato pode aproveitar para entender o negócio da empresa, os concorrentes e os produtos em inglês.

 


5. Analise a vaga pretendida: Ao conhecer as competências, habilidades e responsabilidades necessárias para exercer o cargo, o profissional pode estudar os termos mais comuns na área e elaborar uma lista de palavras e expressões que poderão ser utilizadas na conversa.


6. Evite gírias e palavras que você não domina. É importante estar atento para a diferença entre gírias e expressões idiomáticas, pois enquanto a primeira pode ser inadequada, a expressão idiomática é mais comum e pode ser melhor aceita pelo entrevistador, pois mostra que você tem habilidade para entender e se comunicar com o inglês utilizado pelos americanos no dia-a-dia.


7. Seja espontâneo: Treinar com um amigo ou com parentes, pode ajudá-lo a comunicar-se em inglês com mais naturalidade, durante a entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima