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É a marca entregando conteúdo

O mundo não é o mesmo dos últimos anos e não seria diferente no mercado de varejo. O cliente mudou seu hábito de consumo, bem como a escolha das empresas em que irá se fidelizar. Sabe-se que ele está cada vez mais exigente e já não é mais possível conquistá-lo da mesma forma que antigamente. As propagandas e campanhas já não possuem o mesmo efeito, fazendo com que as empresas busquem constantemente por novidade, para conseguir chamar a atenção. Muitos são os que vêm investindo no marketing de conteúdo, estratégia em que o negócio não mais oferece um produto somente, mas fornece informação, gera valor e se aproxima do público. “Ao invés de interromper as pessoas quando elas estão consumindo um conteúdo. Agora, é a marca quem irá entregar esse material”, explica Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content. Em entrevista à ClienteSA, ele explica mais sobre essa ferramenta que está mudando a noção de marketing.
ClienteSA: O que é marketing de conteúdo?
Peçanha: É uma série de processos que uma empresa adota e que tem como objetivo gerar negócios, mas atraindo as pessoas através de conteúdo relevante e de qualidade. Ou seja, é uma mudança de mentalidade do marketing: ao invés de se pagar por propaganda e interromper as pessoas quando elas estão consumindo um conteúdo que elas querem, será a marca quem irá entregar o conteúdo e que vai atrair as pessoas. Mas, é preciso ter em mente que, é mais do que conteúdo, é gerá-lo com qualidade e, obviamente, ter um processo para transformar esses clientes, gerando em oportunidades de negócio. Aliás, essa parte é muito importante, não adianta trazer apenas conteúdo, se não for para transformar em negócio, porque, afinal de contas, marketing tem objetivos para a empresa.
 
Qual a importância de uma empresa investir nele como estratégia de mercado?
Quando a empresa gera um conteúdo de qualidade, as pessoas vão até ela, a relação delas com a marca e a empresa é diferente, do que quando simplesmente faz uma propaganda. É gerada uma percepção positiva, o que é ótimo para a questão de venda, pois a marca se posiciona com autoridade no mercado e isso traz grandes vantagens. Além do que, a empresa também é capaz de gerar negócios de forma constante e previsível. Aqui na Rock Content, por exemplo, atualizamos nosso blog sempre, lançamos um e-book por mês, fazemos webinars, permitindo que tenhamos um grau bom de previsibilidade que, se conseguirmos dois mil visitantes no site, sabemos quanto em reais vai gerar, porque já montamos um funil de vendas. Sabemos que das mil pessoas que consomem nosso conteúdo genérico, vão sobrar umas 150 que vão realmente estar interessadas em comprar algo mais específico. É por isso que é preciso ter sempre conteúdo de qualidade para atrair esse publico e realizar esse trabalho de funil.
Como o marketing de conteúdo pode ser benéfico para o relacionamento com o consumidor?
A gente o usa de várias maneiras. Por exemplo, quando se está atraindo o cliente, o conteúdo acaba sendo mais genérico, mas quando a gente fechou com a pessoa e ela já é cliente, temos duas grandes fontes de ideia de conteúdo: o time de vendas e o time de atendimento. Quando meu cliente tem uma dúvida, meu time de atendimento passa para o marketing e se percebermos que ela é recorrente, fazemos um post no blog, uma apresentação online ou um vídeo. O que isso traz de benefício para o cliente? A partir do momento que este conteúdo está disponível, o processo de solução de dúvidas e de problemas fica muito mais proativo por parte do cliente, ele não precisará entrar em contato com alguém do suporte, a informação já está lá para ele. O relacionamento, com isso, fica bem melhor. Sem contar que sempre procuramos fazer com que eles melhorem as suas estratégias e tenham melhores resultados, o que os faz ser mais fieis e também passam a gostar mais da nossa marca, ficam mais próximos. 
Se mal trabalhado o marketing de conteúdo pode prejudicar o relacionamento da empresa com o cliente?
O que é um bom conteúdo? Não existe uma definição, não há um conteúdo absoluto, que é bom para todo mundo. O bom conteúdo é aquele que atende o que a pessoa precisa para aquele momento. Então, uma pessoa que está com uma dúvida genérica, quando ela procura a empresa, é preciso oferecer um material 100% informativo, que agregue todas as informações possíveis. Se informo algo, pensando nos interesses comerciais, já perco credibilidade, como uma fonte de conteúdo. Uma das maneiras mais fáceis de perder credibilidade é não ter o conteúdo certo para o momento em que o cliente precisa. Se for com um conteúdo errado na hora errada, a empresa perde credibilidade, porque volta a ser propaganda. Existe momentos e momentos e saber atingir no momento certo e com o conteúdo certo é um dos segredos. É nisso que muitas pessoas erram, pois ainda insistem para o lado comercial.

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