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E-commerce avança a passos largos



Entre 2010 e 2011, o comércio eletrônico cresceu 43% no Brasil, superando o valor total de US$ 25 bilhões, o que representa mais da metade do total da América Latina. Este volume colocou o Brasil, no posto de primeiro país latino-americano a conseguir que as vendas on-line atingissem 1% do seu PIB. Esses números são do estudo Comércio Eletrônico na América Latina, feito pela América Economia Intelligence e encomendado pela Visa.

 

Segundo o estudo, nos últimos dois anos, o Brasil e a América Latina mostraram um significativo crescimento em vendas no e-commerce, devido a vários fatores determinantes no comportamento de compra da população entre eles: maior segurança e confiança, plataformas de negociação derivadas de novos canais como o social commerce, incentivos do governo, aumento do nível de bancarização, além de um maior uso dos meios de pagamentos eletrônicos. “Embora o uso do cartão de crédito contribua significativamente para o aumento das oportunidades de consumo na internet, hoje também é fundamental considerar as possibilidades oferecidas pelos cartões de débito”, afirmou José María Ayuso, vice-presidente global de produtos da Visa.

 

Em ordem percentual, os países da América Latina e do Caribe que apresentaram maior participação, no total das compras de e-commerce são: Brasil, responsável por 59,1% das vendas no comércio eletrônico, seguido pelo México, que registrou 14,2%. O Caribe contribuiu com 6,4%, Argentina com 6,2%, Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%). De acordo com o estudo, espera-se que a região experimente crescimento de 26% no comércio eletrônico em 2012, e de 28,5%, em 2013.

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