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É importante, mas processo é lento

As tecnologias digitais ultimamente não só transformam o dia a dia do consumidor, coo também redefinem a dinâmica competitiva do mercado de bens de consumo. Mudando a forma como o público consome e como fazem suas escolhas de compra. No entanto, apesar de as empresas terem conhecimento de que a transformação digital é um fato crítico para sobreviver à concorrência, poucas são as que realmente implementam essa realidade no negócio. Essa constatação faz parte da nova pesquisa da Progress, conduzida pela Loudhouse, que entrevistou líderes das áreas de TI e Marketing.
Situação de recusa
Dos entrevistados, 60% admitem que a sua organização ainda adota uma atitude de recusa sobre a necessidade de se transformar digitalmente. Ao mesmo tempo em que 93% acreditam que têm menos de dois anos para fazer incursões significativas na transformação antes que seu negócio comece a sofrer perdas financeiras e competitivas.
Por outro lado, 60% sentem que hoje já pode ser tarde demais para eles e outros 33% afirmam não ter atualmente uma estratégia digital claramente definida. Desses, 53% sabem que isto é importante, mas ainda não tomaram qualquer iniciativa. Finalmente, 49% admitem que têm dificuldade em planejar mais do que alguns meses adiante.
Desafios para transformação
Apesar de os entrevistados expressarem preocupação em torno da sua capacidade de realizar a mudança, os executivos de escalão mais alto afirmam estar confiantes de ter hoje as ferramentas e tecnologias certas para executá-la (entre 55 e 60%). Quando perguntados sobre os desafios, os resultados indicaram que 52% veem a transformação digital como algo perturbador e que vai levar um longo tempo. Enquanto 66% sentem que TI e marketing não estão em alinhamento para entregar uma estratégia de transformação digital. 
Outros 64% também acham difícil se manter com o cenário digital em constante mudança. Já 27% consideram que os esforços digitais devem ser conduzidos pelo marketing com a ajuda da TI. E 38% acreditam que eles devem ser conduzidos pela TI e 32% concordaram que devem ser impulsionados pela TI com a ajuda do marketing. No entanto, 64% acham que a TI deve deter o seu próprio orçamento. Estas disparidades indicam que não há propriedade clara dos esforços digitais.
 
Qual é o próximo?
As empresas do mercado de bens consumo rápido reconhecem a importância da transformação digital e 96% têm planos para atuar ainda esse ano. A totalidade dos entrevistados (100%) concordaram que melhorar e otimizar a experiência do cliente é uma prioridade. Os planos de ação incluem: foco na velocidade e capacidade de resposta (56%); segurança (51%) e consistência em todos os canais (51%). As tecnologias críticas para essas iniciativas incluem tecnologias móveis (62%); de análise (58%); de conectividade de dados (45%); de comércio eletrônico (40%); de administração de negócios / regras (36%); de gerenciamento de conteúdo Web – WCM – (31%) e de Cloud / PaaS ( 29%).
“O mercado de bens de consumo rápido é altamente competitivo. Essas empresas são muitas vezes as primeiras a adotarem a inovação, já que precisam estar à frente dos concorrentes”, afirma Mark Troester, vice-presidente de soluções de marketing da Progress. “A Transformação digital é fundamental para o sucesso futuro, é por isso que estamos trabalhando com muitos nomes conhecidos para determinar a melhor implementação da estratégia e tecnologia para maximizar seus esforços.”

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