O que seria de um time sem sua torcida? Com certeza não seria muita coisa. Da mesma forma que uma empresa dificilmente consegue sobreviver sem seu cliente. Sabendo da importância que o consumidor possui para si, muitos negócios já começaram a investir em estratégias de reconhecimento de seu público, justamente, por saber que essa é uma das maneiras de conseguir fidelizá-lo, mostrando que reconhece o valor que ele tem. Mas, pensando nos clubes, será que eles reconhecem a sua torcida? Esse, na verdade, não deve vir apenas do bom desempenho em campo e sim em diversas situações, inclusive, quando não se está em jogo. “Temos que tratar nossos torcedores como verdadeiros clientes, eles formam nosso patrimônio mais importante. Nossa base de sócios é a maior riqueza que temos, uma fonte de receitas fundamental para a grandeza do clube. Tratá-los bem e corresponder a paixão que têm pelo Internacional não somente é fundamental como é nossa obrigação”, afirma Luiz Henrique Nuñez, primeiro vice-presidente e vice-presidente de marketing e mídia do Internacional.
Assim, a retribuição encontrada pelo time, segundo conta Nuñez, é dar aos sócios toda a atenção possível. “O sócio tem uma série de vantagens e benefícios que tornam esta associação vantajosa, desde a aquisiçāo de ingressos para os jogos, o direito de votar nas eleições e uma extensa lista de benefícios em estabelecimentos comerciais, de saúde, entre outros.” E apesar de o torcedor já possuir uma paixão pelo time, facilitando, dessa forma, a fidelização, o executivo ressalta que esse não deve ser o único fator a se levar em consideração, é preciso estar sempre por perto. “As ações são as mesmas utilizadas no mercado em qualquer tipo de instituição que dependa de desempenho e de clientes. O bom tratamento e a disponibilização de bons produtos e serviços fazem dele um cliente fiel. Ele precisa perceber benefícios e vantagens porque a associação não se limita aos jogos de futebol”.
No caso dos clubes, o trabalho chega a ser ambíguo. Ao mesmo tempo em que no lugar do produto, eles lidam com o amor do torcedor, tornando mais fácil os projetos de conquista e aproximação, uma vez que já há um sentimento na relação, também é um grande desafio, porque este é um fator extremamente importante e que não pode ser desvalorizado. “Em caso de insatisfação, eles deixam de pagar e de serem sócios. Este ponto deve ser bem trabalhado”. Para o Internacional, como o resultado em campo é subjetivo e foge do controle do marketing, a estratégia é oferecer benefícios aos torcedores, na qual eles percebam a vantagem em serem sócios. “O Inter tem uma extensa relação de benefícios, como: preferência na compra de ingressos; desconto para os jogos cujo mando de campo pertence ao clube; acesso, com exclusividade, à Revista do Inter; descontos em produtos por meio do Movimento por um Futebol Melhor; desconto nos serviços disponíveis no Complexo Beira-Rio, nas lojas InterShop e nos serviços do Parque Gigante; direito de votar e ser votado nas eleições do clube; sorteio semanal de R$ 1 mil no programa Fidelidade Premiada; possibilidade de locar cadeiras com lugar marcado; participação em sorteios e promoções especiais do clube, entre outras vantagens.”