O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Eficiência energética no varejo

Autor: André Ferreira
Existe um conceito bastante difundido, e equivocado, de que melhorar a iluminação significa aumentar a “conta de luz”. Tal afirmativa só reflete negativamente no desempenho econômico do estabelecimento, já que investir na infraestrutura significa usar os recursos de forma mais inteligente. No caso da iluminação, existem novas tecnologias que utilizam espelhos refletores capazes de utilizar 95% dos raios luminosos da lâmpada, potencializando ao máximo a iluminação, além de reduzir significativamente os gastos com a conta de energia, afinal, quando se obtêm um sistema eficiente de iluminação, diminui-se a necessidade de utilizar uma grande quantia de luminárias.
Uma vez que o consumo de energia no varejo é alto, pois ficam cerca de 12h ou até 24h por dia com as lâmpadas acesas, o projeto de iluminação deve considerar a necessidade de uma iluminação de alta eficiência, sem perder o foco na redução de custos. Por exemplo, é muito comum as lojas usarem duas lâmpadas de 40W, que são antigas, menos eficientes, consomem 88W/lum e com vida útil de 5 a 7 mil horas. Se realizarmos a troca de 16 lâmpadas desse modelo por 16 lâmpadas modelo TL5 de 28W, com uma tecnologia mais moderna e com vida útil de 25 mil horas, essa simples troca gera, em termos de economia, 65% na redução do consumo mensal de energia, isto porque, o consumo da tecnologia antiga chega a 1.408W e com as lâmpadas TL5 esse valor será reduzido para 448W. Além de melhorar 133% na iluminação, o retorno do investimento acontece de um a dois anos.
Outro ponto positivo a ser considerado é que, de acordo com estudos luminotécnicos, a boa iluminação pode interferir no nível de conforto psicocomportamental no processo de compra, gerar visibilidade estética dos produtos, criar a sensação de bem-estar, explicitar, simbolicamente, o conceito de honestidade comercial expresso no “nada a esconder”, propiciar uma escolha consciente e bem informada do produto na transparência com que são apresentadas suas características. Com isso, o potencial de venda aumentará muito nas lojas que cumprirem os requisitos de iluminamento corretos, além de poderem gerar uma economia de até 50% a 80% no gasto mensal com energia elétrica. 
Evidentemente, quando refletimos sobre o significado de cada um dos conceitos acima, associados ao varejo, teremos uma potencialização dos efeitos descritos, o que certamente se expressará no incremento de vendas e na preferência dos consumidores, acrescendo-se que a imagem da saúde está sempre associada à limpeza e higiene, qualidades que ficam realçadas  em um local bem iluminado.
Para isso, é necessário desenvolver um projeto de iluminação especifico para avaliar cada detalhe, identificando o melhor modelo de luminária a ser utilizado, onde serão posicionadas, a temperatura de cor da lâmpada ideal para o ambiente, realizar o estudo técnico para melhorar a distribuição dos raios luminosos, preocupando-se em não causar sombras, deixando toda a loja homogeneamente iluminada.
André Ferreira é formado em engenharia elétrica e é diretor executivo da Luminae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima