Eletropaulo desenvolve sistema para aumentar receita na base de dados

0
0

A Eletropaulo desenvolveu um sistema de apoio à decisão voltado não só para a operação mas, para a abertura de novas frentes de negócios a partir da sua base de dados. Iniciado há cerca de um ano, o projeto é baseado no uso de ferramentas estatísticas, de GIS e de data mining da SPSS Brasil. As aplicações vão da detecção de ligações elétricas clandestinas até a análise de tendências de inadimplência e a eliminação de distorções de cobrança.

De acordo com Eduardo de Rezende Francisco, especialista de negócios do grupo de análise de mercado da Eletropaulo, o objetivo é alinhar integralmente as bases de informações dos clientes com os sistemas de gestão e de informações geográficas. “Isso dará à Eletropaulo uma base de conhecimento estratégico raramente disponível em outras corporações do segmento de utilities”, afirma.

Segundo o executivo, as concessionárias do setor elétrico têm feito utilização restrita de seus dados, limitando-se a utilizá-los para efeito de operações e administração do próprio negócio. “Com o apoio do data mining e do GIS podemos transformar esses dados em inteligência de negócio e até oferecê-los para outras corporações dedicadas ao varejo de massa “, comenta.