Elster adota ferramenta de BI

0
12


A Elster, indústria de medidores de energia, modificou a forma de trabalho ao conseguir gerar relatórios analíticos precisos e de fácil compreensão para todos os processos da empresa, para que possam acompanhar a evolução financeira das despesas, utilizando soluções de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy. Como a ferramenta possui uma interface amigável e funciona totalmente em ambiente web, os gestores podem agora exercer o gerenciamento das despesas corporativas de forma rápida. Implementado pela DBC Company, a ferramenta é utilizado há três meses e gerou resultados tão eficientes que já está em andamento um projeto de expansão para outros departamentos, como financeiro, estoques e futuramente no RH.

“Acreditamos que haverá ainda mais mudanças na forma de gerir negócios, na medida em que incrementamos a utilização dos indicadores do BI”, afirma Marcos Fernandes Pereira, gerente de TI da Elster. Hoje, os relatórios gerados permitem estratificar a movimentação financeira da Elster, desde os pagamentos até as solicitações de compras. Anteriormente, o controle destes gastos era realizado somente ao final de cada mês e, eram consumidos dois dias para se obter a consolidação dos dados. A solução proporcionou alterações administrativas importantes, como atualizações diárias e uma economia da ordem de R$ 62 mil, ao longo dos três meses de utilização da solução, proveniente de excedente de despesas em decorrência de um controle pouco eficaz.

A Elster vivencia agora a descoberta de quanto o business intelligence é um aliado na gestão de negócios e busca utilizar os seus benefícios para obter um controle rigoroso de peças de estoque. A empresa, que fabrica uma média de 70 mil medidores de energia por mês, pretende melhorar os indicadores de níveis de peças em estoque, identificando itens de menor giro, comparando compras versus consumo, estoques de segurança e, a partir destas informações, diminuir o nível de estoque e determinar com precisão o prazo em que o cliente será atendido. Com indicadores corretos, é possível firmar contratos com datas assertivas de entrega do produto.

Outra importante mudança prevista com a utilização do BI MicroStrategy é o alinhamento perfeito entre o contas a pagar e a receber. Assim como o projeto de gestão de estoques, esta iniciativa também se encontra em fase final de implementação pela DBC Company e visa gerar uma gestão financeira assertiva da Elster, com processos informatizados na geração de relatórios e indicadores, eliminando as previsões intuitivas. “Nossa intenção é ter, até o final do ano, 30 colaboradores utilizando o BI em seu dia-a-dia”, explica Pereira.