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Em cada desafio, uma oportunidade

Dentre tantos problemas que a crise traz ao mercado, um dos principais é, com certeza, a maior insegurança do consumidor. Ele diminui sua quantidade de compras, de idas aos pontos de vendas, é menos fiel, o que prejudica o varejo como um todo. Isso reflete na mão de obra, na qualificação, na estruturação da empresa e em toda cadeia produtiva. Mas, como um supermercadista conseguiu, então, reverter todo o clima organizacional diante da crise e transformar o clima da empresa crescente e vitorioso? 
Através de um crescimento orgânico, o SuperPrix, em 2014, investiu em mudanças para que a rede se fortalecesse para um desenvolvimento contínuo, mesmo em tempos difíceis. Toda a empresa passou por uma revisão e aprimoramento de processos em gestões operacionais. Disseminando uma visão estratégica e sólida em todos os setores. Um dos aspectos dessa preparação foi a elaboração e implementação de uma estratégia baseada na visão de shopper marketing. O que garantiu um pensamento de ponta, alinhado às expectativas do mercado. 
Após pesquisas, monitorar e mapear o perfil de compra dos clientes, foi possível conhecer profundamente o comportamento dos consumidores dentro das lojas. Com base nisso, foram elaboradas estratégias de segmentação e criadas ações para estimular a venda. Foram implementadas de forma proativa, iniciativas visando a melhor experiência do consumidor nas lojas, como a adequação do marketing mix por loja, reorganização de exposição de produtos, práticas de vendas cruzadas. Fomentando, assim, a compra por impulso e uma reestruturação na estratégia de preços. 
Com um plano desses em mãos, a relação com os fornecedores passou a exigir outro nível de negociação: ao apresentar sua capacidade de giro de acordo com uma boa gestão de categoria dentro das lojas, o SuperPrix conseguiu criar novas relações com seus fornecedores que perceberam a estratégia do ganha-ganha. Dessa forma, a empresa se posicionou de forma vantajosa em relação aos seus principais parceiros, conseguindo melhores ofertas para seus clientes, mas também oferecendo mais resultados para seus fornecedores. 
Internamente, foi programado um plano de metas, remuneração variável e plano de carreira para os funcionários desde o caixa até os cargos mais altos. A contratação de novos funcionários passou a ser mais rigorosa e o RH passou a selecionar não pessoas com experiência em outros supermercados, como era o comum, mas com experiências diversificadas no varejo para trazer visões diferenciadas de mercado. 
O objetivo da organização é ter o atendimento de qualidade como base e focando no cliente. A conversa direta é um diferencial da rede e que foi fortalecido com o e-commerce. Hoje, a rede tem parceria com blogueiras que falam diretamente com o consumidor. Como a parceria feita com sommelier para dar dicas de bebidas e outras novidades para um canal que normalmente é visto como uma ferramenta de vendas para a maioria dos concorrentes. A aposta do SuperPrix foi abrir um canal de troca e conversa com o usuário. 
Para Viviane Areal, fundadora da rede, o que a motiva são os desafios e a inovação. “Comecei há 17 anos com um pequeno supermercado na Tijuca. Estudei processos e documentos para começar a crescer. Nunca deixei uma oportunidade passar despercebida. Estamos sempre aprimorando, estudando o consumidor, as tendências no mundo, implementando novidades em busca de um atendimento de excelência”. O resultado é que com 18 anos de existência no Estado do Rio de Janeiro, a rede já tem 13 lojas físicas na capital e em Niterói e um e-commerce, Bem como o crescimento em faturamento ao longo dos anos.

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