Em conexão constante

Os clientes têm acesso a todo instante a diversas marcas e produtos. Elas estão presentes no dia a dia, até em momentos que não percebemos. Por mais que seja algo com o qual os consumidores já estejam habituados, esse não é um processo tão simples de ser realizado pelas empresas. Afinal, não basta apenas se fazer presente – o que já é bastante válido -, mas é preciso também criar um vínculo forte e de confiança. Não por menos, as redes sociais se mostram grandes aliadas das companhias, uma vez que permitem essa aproximação. Como aconteceu com a Johnson & Johnson, que, no ano passado, resolveu mudar a forma de interagir com o público brasileiro, focando mais nas mídias multicanais e no brand experience para aumentar a conexão. “Isso, para nós, independentemente do meio, reforça a importância de se investir em social branding. Para estar dentro da jornada do consumidor de forma relevante e nos momentos certos”, conta José Cirilo, diretor de marketing. “Conversar com o consumidor é a nossa principal meta”.
Para isso, a empresa passou a trabalhar de forma multidisciplinar. Segundo o executivo, enquanto a área de marketing fica responsável pela elaboração do conteúdo, a área de mídia digital cuida da recomendação do meio de mídia ideal para alcançar o consumidor e amplificar a mensagem ao máximo em todos os pontos de contato. O objetivo principal dessa estratégia é, justamente, estar com o cliente e fazer parte de sua vida, oferecendo conteúdos relevantes e que surjam no momento certo. “Conseguimos estabelecer um vínculo emocional bastante forte, o que faz com que essa estratégia de comunicação seja cada vez mais valorizada pelas marcas e pelos consumidores”, declara Cirilo.
Um exemplo é o trabalho feito na página da Johnson´s, tornando a marca reconhecida pelo público no cuidado da pele e do cabelo do bebê. “Temos uma estratégia de conteúdo que gera um sentimento de carinho e, ao mesmo tempo, auxilia as mães no cuidado com seus filhos”, adiciona. Uma prova de como o conteúdo importante, entregue no momento certo, é capaz de fortalecer a fidelização do cliente. 
Mas, como construir essa mensagem? Cirilo explica que, na Johnson & Johnson, o engajamento surge tanto de dentro quanto de fora. Ou seja, os materiais são pensados pelas equipes da companhia, com base no conhecimento que possuem do consumidor. Como também há uma forte inspiração nas sugestões recebidas nas páginas da marca e canais de contato. “Acompanhamos muito de perto as nossas ações em digital para avaliar em tempo real os resultados. Para isso, temos um time dedicado à interação diária com nossos consumidores”, acrescenta. “Se o consumidor entrar em contato com perguntas, estamos aptos a respondê-los de forma rápida e eficaz.”

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