O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Em prol do cliente de telefonia fixa


Importantes instituições que defendem os direitos dos consumidores atenderam ao convite da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e reuniram-se na tarde de ontem (02/09), na sede da Agência, em Brasília, para debater as inovações propostas para o regulamento do Sistema Telefônico Fixo Comutado (STFC), que entrará em consulta pública em 6 de setembro. Estiveram presentes Inadec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), Pro Teste e o Procon-DF.

O presidente da Anatel, Elifas Chaves Gurgel do Amaral apresentou os principais avanços do regulamento do STFC constantes da proposta a ser levada a consulta pública, destacando a importância da participação das instituições na discussão das novas regras do STFC. Gurgel abordou, também, a suspensão temporária dos serviços da Central de Atendimento da Agência, que voltará à atividade na próxima semana.

A conselheira da Associação Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Flavia Lefevre, alertou para a importância de discutir os novos contratos do STFC, que devem vigorar a partir de 2006. Flavia considera um avanço no regulamento a obrigatoriedade de as empresas oferecerem planos alternativos, mas considera necessário que outros aprimoramentos sejam propostos na consulta pública, a fim de ampliar o acesso da população aos serviços telefônicos.

Os advogados Renato Menezello e Daniella Torres representaram o Inadec, que defende a extinção da assinatura básica. O Instituto de Defesa do Consumidor Procon-DF foi representado por Luiz Alberto Xavier Froes e Alessandra Camargos. Por meio de seus assessores, o Procon-DF manifestou sua preocupação principalmente com as deficiências do atendimento pessoal prestado aos usuários pelas empresas de telefonia.

Pela Anatel, participaram da reunião o superintendente-executivo Roberto de Mello Ramos, o ouvidor Aristóteles dos Santos, e a psicóloga Amélia Regina Alves, da Gerência de Regulamentação, autora de um estudo que analisa a percepção de qualidade do ponto de vista dos usuários, ampliando a possibilidade de atuação da Agência na defesa dos direitos dos consumidores.

Câmara dos Deputados – Antes de reunir-se com as entidades dos consumidores, o presidente da Anatel visitou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deputado Luiz Antônio Fleury Filho. O encontro tratou da reativação da Central de Atendimento. Fleury falou sobre a qualidade do trabalho desenvolvido pela Agência, destacando a transparência com que o ente regulador tem se relacionado com o Congresso Nacional, sempre pronto a atender as solicitações da CDC por meio das audiências públicas na Câmara dos Deputados. O assessor parlamentar do Ministério das Comunicações, Marcelo Dimatteo, também participou do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima