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Em setembro, vendas online cresceram 6,8%

As vendas online foram um dos poucos pontos positivos que permaneceram no varejo brasileiro durante o último mês de setembro. É o que relata o SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard.  O e-commerce cresceu 6,8% no mês, em relação ao mesmo período do ano passado. Maior crescimento do canal em 2015. Por outro lado, as vendas totais do varejo (exceto automóveis e materiais de construção) decresceram 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O declínio médio dos últimos três meses foi de 5,6%, abaixo dos 3,6%  de queda observados no segundo trimestre.
 
O relatório ainda aponta que quatro dos sete setores tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: supermercados, farmácias, materiais de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Enquanto isso, vestuário, móveis e eletrônicos e combustíveis tiveram desempenho abaixo do varejo total. As vendas de vestuário, em particular, diminuíram sensivelmente nos últimos meses. Além disso, o Dia da Independência (07 de setembro) não conseguiu impulsionar as vendas, pelo contrário: reduziu o número de dias úteis em setembro, afetando as vendas totais mensais.
 
No terceiro trimestre, o e-commerce registrou crescimento de 11,8%. Ligeiramente acima do 9,8% registrado no segundo trimestre. Móveis, eletrônicos e artigos farmacêuticos foram os setores que apresentaram crescimento acima das vendas totais no setor. Enquanto hobby & livraria e vestuário ficaram abaixo desse indicador. “O ambiente econômico do Brasil ainda enfrenta enormes desafios e continua a deteriorar-se com altas taxas de juros, inflação, taxa de desemprego elevada e, consequentemente a desaceleração do crescimento da massa salarial, que impactam na confiança do consumidor”, afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors. “O que aguardamos é uma contínua deterioração das vendas nos próximos meses”, acrescenta.
 
Regiões brasileiras
Nenhuma região conseguiu registrar números positivos. O Nordeste (-5,7%) e Sudeste (-6,4%) tiveram desempenho acima da média. Enquanto Norte (-7,7%), Sul (-7,5%) e Centro-Oeste (-7, 8%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

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