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Empodere seu cliente!

Autor: Rafael Arb
Com os consumidores cada vez mais exigentes, os restaurantes precisam se reinventar para oferecer a melhor experiência. Entre as principais reclamações estão o tempo de espera para o atendimento, falta de informações sobre as opções disponíveis no cardápio, qualidade do que é servido e indisponibilidade dos garçons.
A experiência tem que ser completa, desde o início do atendimento até a chegada da conta. Por isso, muitos restaurantes buscam soluções para criar o melhor ambiente e se diferenciar dos concorrentes. No Brasil, por exemplo, são mais de um milhão de estabelecimentos, e conseguir se diferenciar dos demais é um desafio para a maioria deles.
Hoje, existem alguns aplicativos pensados para facilitar a vida dos consumidores. São plataformas que ajudam a reservar mesas, pagar a conta, delivery e até mesmo fazer o pedido. Os tempos estão mudando e a revolução tecnológica dentro de bares e restaurantes já está iniciando, ainda de maneira tímida, por meio desses apps.
Os aplicativos de autoatendimento são uma das opções disponíveis no mercado. Nos Estados Unidos, muitos estabelecimentos já oferecem essa tecnologia e tem tido resultados surpreendentes, o que mostra que o sistema funciona e é uma ótima alternativa para deixar os giros de mesa mais ágeis e permitir que os garçons tenham mais tempo para se dedicar aos clientes.
Por isso, bato na questão que o importante é ir além do bom atendimento, temos que empoderar o cliente! Isso mesmo. Também conhecido como Empoderamento, o Empowerment é um modelo revolucionário que consiste na autonomia total dos indivíduos. Dentro dos restaurantes, o conceito é aplicado para permitir que o cliente escolha como e quando pedir sua refeição, do jeito que quiser e no tempo que lhe for mais conveniente e até mesmo pagar com um toque sem esperar a maquininha ou enfrentar filas.
E é aqui que os apps de autoatendimento entram, para dar essa liberdade ao consumidor e trazer novas tecnologias aos negócios. É a velha premissa: cliente satisfeito é um grande passo para a fidelização, que, por sua vez, gera o famoso e importante “boca a boca”, principalmente nessa época de instabilidade econômica. E você, o que tem feito para dar cada vez mais poder aos seus clientes?
Rafael Arb é CEO do VocêQpad.

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