Empreendedorismo: uma boa base para um negócio promissor

0
2

Para aqueles que cansaram de ser empregados e resolveram criar algo próprio, terá em Empreendedorismo uma boa base para um negócio promissor. Lançado pela editora Bookman, a obra de Robert D. Hisrich e Michael P. Peters explica as características de como ser um empreendedor e orienta sobre a melhor forma de gerenciar, criar, desenvolver e sustentar uma empresa. Com o desemprego em alta, o interesse das pessoas em criar seu próprio negócio tem crescido muito nos últimos tempos no Brasil. Um estudo feito pelo Global Entrepreuneurship Monitor (GEM), organizado pelo Babson College, dos Estados Unidos, e pela London Business School, da Inglaterra, descobriu que em 2003 o Brasil ocupava a sexta posição no ranking mundial dos países com maior nível de empreendedorismo, isto é, subiu uma posição em relação a 2002.
“Essa realidade revela-se na crescente pesquisa sobre o assunto, nos mais de dois milhões de novas empresas inauguradas a cada ano, na significativa cobertura, foco da mídia etc,” diz Peters. Percebendo essa tendência, os autores organizaram um manual abrangente e esclarecedor, expondo os passos do processo de empreender, até mesmo no exterior. O manual apresenta o conceito de empreendedorismo, sua história e as características necessárias para ser bem-sucedido no ramo.
Os autores explicam como dar início a um negócio próprio. Eles esclarecem as questões financeiras e apresentam os meios para manter viva ou enterrar uma empresa.
A apresentação de perfis de empresários de sucesso na introdução de cada capítulo ajuda para que a leitura flua melhor, tornando-a interessante e clara. Alguns detalhes chamam a atenção, como por exemplo, a inserção de boxes intitulados “Saiu na Bussiness Week”, com matérias da revista relacionada ao assunto, quadros denominados “Ética”, no qual destaca-se a importância de uma boa conduta nos negócios, e relações de sites e livros para uma pesquisa mais aprofundada sobre cada tema abordado.
Os autores afirmam que qualquer pessoa pode ser um empreendedor. “Embora haja características pessoais e habilidades freqüentemente presente nos homens de negócios, até agora nenhuma combinação única de traços, experiências e habilidades adquiridas diferencia um bem-sucedido empreendedor daquele que não tenha obtido êxito”, responde Hisrich.
Ficha Técnica:
Título: Empreendedorismo: uma boa base para um negócio promissor
Autor: Robert D. Hisrich e Michael P. Peters
Editora: Bookman
Preço: R$ 109,00