Empresa e liderança

0
1

Muito se tem discutido sobre a real liderança na empresa competitiva atual, ante á complexidade do mundo moderno, a partir de mercados globalizados. Para o Profº Ednilton Gomes Soarez – diretor da faculdade 7 de setembro : ” a liderança da empresa na modernidade passa pelo foco central – poder de liderança dos seus gestores “.
Afinal de contas, quais os reais atributos de um líder ? Quais os objetivos de uma liderança capazes de levar a empresa a ser competitiva, lucrativa e possa sobreviver na ” tempestade do mundo moderno? “
Múltiplas e complexas são as respostas extraídas de grandes consultores de empresas e até mesmo de executivos vitoriosos. Vamos destacar algumas, as mais importantes, ao nosso entendimento.
O gestor-líder há de definir metas palpáveis, realizáveis, noutras palavras: ” definir estratégias aonde se pretende chegar. Quem tem metas, sabe aonde chegar. Contudo, quem não as tem, não chegará a lugar nenhum. O grande equívoco, neste momento, da empresa é pensar em metas sem a participação ativa dos seus colaboradores, as quais terão a missão de implantar e levá-las ao sucesso.
Conhecer, profundamente, o que faz, sua atividade de negócios, é algo imprescindível. Não atinge sucesso a empresa que não está identificada com a natureza do seu negócio, agregada ao conhecimento dos seus gestores e colaboradores – afirma o Profº César Sousa – ” Você é do tamanho de seus sonhos “. Mercê à modernização do conhecimento humano e atual – ” vivemos o século do conhecimento “. A utilização das tecnologias existentes passou a se definir como algo indispensável para a gestão da ” empresa excelente “.

A liderança da empresa vitoriosa passa, certamente, pelo seu poder de comunicação interna, endomarketing, e externa, marketing de relacionamento, ressaltando-se que o sucesso da empresa está dimensionado pelo maior ou menor comprometimento, cumplicidade de seus colaboradores. O trabalho de equipe, neste processo, que decorre da liderança e poder de aglutinação de todos para o objetivo precípuo da empresa – lucratividade, não esquecendo, contudo, dos seus resultados de balanço social, é algo essencial.
O processo de liderança passa pelo enfoque de saber exercer a autoridade entre os liderados constituindo-se num atributo singular do verdadeiro líder, o qual deverá ser uma pessoa dotada de auto-disciplina, determinação, saber controlar as emoções, valorizar pessoas, respeitar hierarquias – afirma o Profº Ednilton Soarez. Ao lado de todos os atributos acima, há o imperativo do líder ter a sua agenda de trabalho diário pela qual se orienta no objetivo maior de atingimento de metas pessoais e profissionais. Portanto, não deve o líder permitir que pessoas outras façam a sua agenda de trabalho.

Para o Profº Luis Marins, o líder por excelência sabe envolver as pessoas para o cumprimento de metas e avaliar, contínuamente, os resultados positivos e negativos. Para o Profº Wilson Mileris da Ondec, em recente palestra em Fortaleza, ” tira-se mais lições nos êrros do que nos acertos “. Para êste renomado palestrante, o sucesso de liderança da empresa passa, por alguns estágios básicos, como : ” buscar metas de vendas mais audaciosas, criar mecanismos de motivação humana e reconhecer talentos e habilidades dos seus colaboradores, resgatando a auto-estima e o seu valor de fazer acontecer “.
Como reflexão final, o grande líder da humanidade foi Jesus Cristo. Nunca escreveu um livro, contudo, a Bíblia Sagrada é a obra mais lida no mundo. Iniciou a sua atividade religiosa somente com 12 Apóstolos e hoje possui milhões e milhões de seguidores. Nunca participou de um curso de liderança de massa, mas soube aglutinar multidões para vivência de um ideal – fraternidade entre pessoas, compreensão e paz mundial.

João Gonçalves Filho (Bosco), administrador de Consórcio. ([email protected])