Empresa: Lições de sucesso

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O foco central de uma empresa de consultoria é reunir conselhos valiosos, indispensáveis às empresas que estejam interessados em tocar projetos ou definirem um planejamento estratégico em momentos atuais de turbulências decorrentes da globalização de mercado. Afinal, quais são as lições de sucesso de uma empresa lucrativa? Resposta a esta indagação fomos encontrá-la no recente trabalho publicado por Donald Sull, professor de Harvard e do consultor de empresa, Martin Escobari no livro “Sucesso Made in Brasil”.
Feita uma profunda leitura sobre esta temática, chega-se à conclusão lógica de que o bom desempenho da empresa está subordinado à variantes de ítens, os mais diversos e complexos, para que esta seja lucrativa e competitiva. Dentre destas variantes, relacionamos o alto custo de capital, insuficiência de uma infra-estrutura, baixo nível educacional da força de trabalho, particularmente, no Nordeste Brasileiro, excessiva carga tributária – fatores do propalado. Além dos fatores epigrafados, grandes executivos e empresários têm se preocupado com fatores adicionais, como oscilações inflacionárias, risco de mudanças cambiais, contaminação da economia brasileira pelos “solavancos políticos”, fluidez das regras macroeconômicas, abertura de novos mercados à concorrência internacional e fatores outros, que podem emergirem, a cada momento. Êste é o quadro atual do mercado brasileiro.
Entre os muitos ensinamentos de sucesso da empresa contidos no livro – “Sucesso Made in Brasi”, destacamos os mais relevantes. O sucesso da empresa há de estar alicerçado, inicialmente, na sua capacidade de inovar-se, adequar-se à realidade de mercado, a cada momento, sabendo potencializar as oportunidades de negócios lucrativos e saber conviver ou lidar com os “solavancos do mercado”. Ao lado desta inovação da empresa e colaboradores, deve esta direcionar a sua gestão, contínuamente, para a eficiência de suas operações comerciais e construir flexibilidade em sua organização, facilitando, assim, a competividade mercadológica. O foco essencial da gestão empresarial deve estar direcionado para uma execução competitiva, constituindo-se no grande diferencial de mercado. “Ao implementar mudanças de gestão na empresa, a diferença em eficiência entre uma empresa mais rápida e mais lenta pode crescer com o tempo” – afirma os consultores : Sull e Escobari.
Ao lado das lições de sucesso acima, avulta-se um outro componente de sucesso : hierarquia flexível com gestão ou estruturas descentralizadas. O sucesso da empresa, neste particular, passa pela presença de colaboradores com brilhos nos olhos, dando-lhes espaço de gestão, autoridade, treinamento gerencial, motivando-os ao trabalho em equipe, tornando-os parceiros-sócios, líderes autênticos na cumplicidade de sucesso da empresa. Daí, serem os colaboradores de cada empresa e clientes – o grande capital da empresa moderna. Para sobrevivência da empresa em mercados turbulentos – afirma empresário de sucesso, como Antônio Hermírio de Morais – “as empresas precisam gerir parcerias com clientes internos e externos, fornecedores, investidores, distribuidores, ter uma política de responsabilidade social, facilitando-lhe o marketing de relacionamento”.
Como reflexão final, o sucesso da empresa atual passa por dois ângulos básicos : competência em tudo o que faz e planejamento estratégico definindo a empresa para o dia de amanhã, passando por liderança de gestão empresarial e colaboradores. Esta é a receita das empresas que se dão bem no Brasil.
João Gonçalves Filho (Bosco), Administrador de Consórcio – email: [email protected]