Empresário cria e-commerce de vinhos inspirado no Netflix

0
1

E-commerce de vinhos já não é novidade. Mas um site em que o usuário pode receber sugestões da bebida por meio de informações obtidas  de seu perfil, isto é novidade. A 9Wines, criada pelo empresário Roberto Stanichi,  sugere rótulos a partir de um logaritmo criado pelo próprio e-commerce.
“Morei alguns anos nos EUA e já era cliente da Netflix. Acho excelente o sistema deles que indica filmes que você pode gostar a partir de um sistema que cruza as informações dos vídeos que você já assistiu”, diz o criador do site,  Roberto Stanichi.   “Há cerca de quatro anos, quando estava pensando em criar uma loja virtual de vinhos no Brasil, pensei que pudesse fazer algo parecido, já que uma das maiores dificuldades para o consumidor da bebida é escolher um rótulo diante de um número cada vez maior de opções”, acrescenta o empreendedor.
Lançada em fevereiro, a 9Wines levou três anos para ficar pronta.”Nosso primeiro desafio foi categorizar os milhares de vinhos existentes em todo o mundo em estilos que pudessem balizar a escolha do cliente. Formamos um banco de dados que contém quase 3.000 possíveis combinações de uvas, cortes, regiões e técnicas de produção que influenciam/determinam o estilo de um vinho”, explica Stanichi. O executivo ainda explica que após a combinações feitas saíram os nove estilos (espumante, branco refrescante, branco suave, branco encorpado, rosé, tinto leve, tinto clássico, tinto encorpado e doce) que deram origem ao algoritmo exclusivo da empresa.
Como funciona 
Ao entrar no site da loja, o cliente responde um breve questionário com cinco perguntas sobre as preferências de vinho, comida e aromas que ajudam o algoritmo de recomendação criado pela 9wines a indicar e recomendar os rótulos mais adequados ao perfil de cada pessoa.
A partir disso, o usuário pode realizar a sua compra de acordo com as opções recomendadas pela 9Wines. Caso interesse, o mesmo pode receber por email apenas as promoções que estejam de acordo com o seu perfil. .
A loja virtual e o clube de vinhos, que acaba de ser lançado, atendem todos os estados do Brasil..