O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Encontre-me no www



Autor: André Luiz Hernandes


Antes, as novidades eram compartilhadas entre os melhores amigos, as informações empresariais eram sigilosas, escutar música apenas em casa ou festa, enviar currículo só para empresas e conhecidos, os cursos eram presenciais e compartilhar vídeos só através do videocassete. E olha que tudo isso acontecia somente há pouco mais de 20 anos.


Essas ações, aparentemente praticadas no mundo jurássico, eram tarefas impossíveis de se imaginar acontecendo de outra forma. Hoje, a internet, principalmente as redes sociais, revolucionaram o modo de interação do homem com o seu meio.


As ferramentas por ele criadas funcionam desde “locais de encontros” para troca de experiências e amizades até mesmo para portifólio profissional. As “novidades” são tantas, e tão proveitosas, se bem usadas, que até mesmo as grandes empresas se renderam a este universo.


Com toda a rede conectada, uma simples informação pode passar pelo conhecimento de milhões de pessoas em questão de minutos e uma reclamação pode ser um terrível problema para as pessoas que não sabem lidar com o gerenciamento de uma crise desta proporção.


Para evitar este tipo de situação, é preciso usar com inteligência qualquer tipo de rede social. Como sabemos, essas ferramentas se baseiam em inúmeras plataformas. O Linkedin, por exemplo, é um meio onde profissionais podem expor suas experiências e indicar pessoas ou candidatar-se para vagas de emprego. O Facebook/Orkut é um local onde as pessoas podem estreitar e criar laços de amizade. Já o Twitter, é um meio rápido e eficaz de espalhar notícias e dados.


Tanto pessoa física quanto jurídica, precisa necessariamente existir em uma dessas plataformas para sentir-se integrado a este mundo. Seja aquele que deseja manter contato com os amigos, ou a empresa que visa alavancar seus lucros e fidelizar os clientes.


Para isso, é necessário levar com muita seriedade este tipo de comunicação. Pois é do mesmo lugar que surgem novas tendências que arruínam imagens de empresas e pessoas.


Hoje, existem estudos, teses e profissionais que comprovam a eficiência, estratégia e repercussão que essas mídias causam em nossa sociedade. Para ter algum tipo de resultado, é importante realizar levantamentos e estudar as formas de divulgar uma informação, que de início pode parecer “inofensiva”.


Com um mundo conectado e em constante mudança, devemos ter cautela com o que lançamos neste espaço “teoricamente” invisível. É bom lembrar também que as mensagens negativas correm muito mais rápido que as informações positivas.


Portanto, cuidado! Antes de entrar de cabeça em qualquer rede, saiba quais serão as possíveis consequências para este ato. No caso das corporações, criar um perfil, seja qual for a ferramenta, não o introduzirá neste meio. É necessário estudar seu público alvo, e de preferência, escolher alguém capacitado para alimentar essas informações.


É como o velho ditado, mas um pouco adaptado… Demora-se anos para construir uma imagem e um “Enter” para derrubá-la.


André Luiz Hernandes é um dos diretores da Guasti Tecnologia e idealizadores da Rádio LognPlay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima