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Engajamento dos clientes nas redes sociais

Como engajar o consumidor no mundo virtual? Esse é o grande desafio de empresas hoje em dia e que tornar seu público-alvo um seguidor fiel e replicante de posts e comentários favoráveis à marca. Para o especialista em marketing Gabriel Rossi, existem algumas regras fundamentais a serem adotadas. A primeira é seguir o comportamento do público-alvo e não a tecnologia. “Faça uma avaliação pormenorizada respondendo às seguintes perguntas: em quais redes sociais meu consumidor se comunica? Por quem ele é influenciado e quem ele influencia na web? Como ele interage online com outros consumidores? Como ele utiliza a tecnologia do ponto de vista de seu produto? Com estas respostas em mãos, você terá obtido um perfil detalhado de seu consumidor e terá meios de atender a suas expectativas”, explica ele.
Em seguida, o executivo aconselha que se determine a personalidade e os valores da marca que coincidam com o público-alvo. “Explore essa sinergia de forma criativa com recursos como storytelling”. Da mesma maneira, é importante também ouvir e monitorar tanto a marca como a forma como os clientes estão se relacionando com ela na internet. É essencial que o público perceba que está sendo ouvido, só assim a credibilidade será construída. “Na era digital, em que indivíduos ganham cada vez mais poder de influência, é importante que as empresas mostrem que estão interessadas em ouvir e descer do pedestal corporativo, dando e recebendo feedback diário”, adiciona. 
Uma vez estabelecida a conexão virtual, procure a levar para o mundo real como forma de nutrir e fortalecer os relacionamentos. Um exemplo é a organização de eventos presenciais com os membros mais ativos que acompanham sua marca nas redes sociais. Por último, porém não menos importante, é necessário ter paciência e isso inclui encontrar o tom certo para tratar os clientes. “Erros acontecem e o jogo virtual tem como moeda a confiança e credibilidade. Isto não surge de uma hora para outra”, finaliza Rossi.

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