Ensino corporativo surge como nova tendência

0
1

Com o objetivo de mostrar as vantagens na implementação da universidade corporativa, o Instituto Uniemp em parceria com a Unicorp, vai realizar nos dias 11 e 12 de agosto, um workshop, durante o qual também apresenta cases de sucesso de empresas, como Vale do Rio Doce, Natura, Siemens, Caixa Econômica Federal (CEF), Sadia, Banco do Brasil, Citibank, Embratel, Volksvagen, Fiat, Carrefour, Bank Boston, além da análise de especialistas no assunto.
O conceito de universidade corporativa será apresentado pela professora Marisa Eboli, do departamento de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), que acaba de lançar o livro “Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades”. O livro relata 21 cases de empresas que adotaram o conceito. Segundo ela, a implantação tem resultado positivo quando há uma total interação entre a universidade e os departamentos de comunicação e recursos humanos.

A Universidade Valer, da Vale do Rio Doce, é uma das universidades corporativas que serão apresentadas no encontro. A gerente geral de desenvolvimento de pessoas, Dayse Gomes, vai mostrar como foi o processo de implantação do modelo que tem o objetivo de disseminar a cultura da empresa aos colaboradores. Atualmente, existem 32 profissionais de comunicação que estão fazendo um curso de pós-graduação em gestão da comunicação empresarial, totalmente focado nas necessidades e objetivos da empresa, com a intenção de melhorar o fluxo organizacional. E este é apenas um dos cursos desenvolvidos. Como cada aluno está em uma região, o curso acontece em sua maior parte via Internet. Além de mostrar o funcionamento e o planejamento da Valer, a palestrante vai mostrar como é dividido o investimento, como obtém os financiamentos e os resultados alcançados.
E tecnologia é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas nas universidades corporativas. O e-Learning, ensino a distância, é empregado com freqüência e está cada vez mais disseminado e qualificado para atingir esses objetivos. De acordo com uma pesquisa feita com 118 organizações brasileiras, no início de 2004, pelo portal e-Learning Brasil, 29% das organizações analisadas já estão com projeto de ensino a distância implantados e em operação, e 34% estão na fase inicial de estudos sobre a utilização da tecnologia. Para mostrar como a tecnologia deve ser empregada com sucesso, serão apresentados os cases da Caixa Econômica Federal e da Siemens.
O encontro é voltado a diretores e gerentes ligados ao planejamento estratégico e educação corporativa das organizações públicas e privadas; a diretores e coordenadores de universidades e faculdades, que tem interesse em fornecer conteúdo para as universidades corporativas; a provedores e consultores de tecnologia de educação e e-Learning; a secretários estaduais e municipais de educação; e a dirigentes de associações empresariais e profissionais.
Veja a programação completa:
Dia 11/08
9h – Abertura, com Waldomiro Loyolla, presidente do conselho científico da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED) e coordenador de educação corporativa do Instituto Uniemp.
9h10 – Universidade Corporativa: Benchmarketing das melhores práticas, mitos e verdades, com Marisa Eboli, professora do departamento de administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
10h20 – Knowledge Capital: Como o investimento em capital humano influencia o valor econômico da Ambev e da Amil, com Regina Langsdorff, membro do conselho de administração da Ambev, e Ivânia Morgado, gerente de recursos humanos e qualidade da Amil.
11h20 – Conheça o processo de modelagem da universidade corporativa desenvolvido pelo Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) – COPPE/UFRJ, com Doris d’Alincourt Fonseca, coordenadora do Master of Business Knowledge Management – CRIE/COPPE/UFRJ.
14h – Veja como o Grupo Martins ajuda seus clientes a se tornarem mais competitivos, com o apoio da universidade corporativa, com Marco Antonio Tannus, diretor do Grupo.
15h – Como a Natura emprega a universidade corporativa na disseminação das políticas, valores e crenças em toda a cadeia de distribuição, com Denise Asnis, gerente de recursos humanos e educação corporativa.
16h20 – Aprenda com as experiências da Siemens e da Caixa a utilizar ferramentas de e-Learning para democratização e disseminação do conhecimento internamente, com Paulo Bretãs, vice-presidente da CEF; e Lena Ikejiri de Medeiros, gerente regional shared services da Siemens.
17h10 – Como a Universidade Valer cria o vínculo entre a estratégia de educação e a estratégia corporativa da Vale do Rio Doce, com Dayse Gomes, gerente geral de desenvolvimento de pessoas.
Dia 12/08
9h10 – Entenda a estratégia do Banco do Brasil para criar a visão compartilhada e disseminar valores estratégicos através da universidade corporativa, com Pedro Paulo Carbone, gerente executivo do Banco do Brasil.
10h20 – Por que o Citibank e a Embratel usam a universidade corporativa como instrumento de atração, retenção e desenvolvimento de talentos?, com Fernanda Pacheco, superintendente de recursos humanos do Citibank; e Ana Rosa Chopard Bonilauri, gerente da Universidade Embratel.
11h40 – O papel da educação corporativa no processo de inovação e liderança em desenvolvimento tecnológico na Volksvagen e na Embraer, com Sidney Nogueira, vice-presidente de recursos humanos da Embraer; e Raimundo Ramos, gerente executivo da Universidade Volksvagen.
14h – Veja como a Fiat e o Carrefour usam a universidade corporativa para melhorar a qualidade e a produtividade dos fornecedores na cadeia de valor, com Alberto Varano, diretor superintendente da Fiat; e Marcelo Daud, gerente de recursos humanos do Carrefour.
15h – Veja como o Bank Boston estimula o desenvolvimento de carreira de seus empregados com o apoio da Boston School, com Marcelo José Alves dos Santos, vice-presidente de recursos humanos.
16h20 – Avalie os resultados alcançados pela Sadia no processo de desenvolvimento de gestores através da universidade corporativa, com Margareth Chiaramelli e Carla Capociano, da gerência de recursos humanos da Universidade Sadia.
17h10 – Saiba porquê a Confesp (Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo) buscou parcerias estratégicas para capacitar diretores das Unimeds, com Antonio Alberto de Felício, presidente da Confesp.
O workshop vai acontecer das 9 às 18 horas, no hotel Holiday Inn Jaraguá, em São Paulo. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3253-9711 ou e-mail: [email protected] sites: www.uniemp.org.br ou www.unicorp.org.br .