O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Entidades estudam atrações para novos clientes

As diversas possibilidades de ambientes de compra têm facilitado a vida do consumidor. Tanto que, hoje, ele já escolhe pela forma que lhe for mais conveniente. Seja na loja física seja online. Sempre conectados, os clientes passaram a ser estudados para que suas necessidades e expectativas sejam atendidas de forma rápida e eficiente. E essa discussão já existe no mercado há algum tempo, que busca por inovações para o atendimento multicanal e, consequentemente, a oferta de uma melhor experiência de compra. A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e a Associação Brasileira de Supermercados, Abras, tiraram algumas conclusões que orientam varejistas em relação ao comportamento do consumidor.
O primeiro passo é que a indústria e o varejo devem somar esforços para que, no ponto de venda, o consumidor encontre o que precisa com facilidade. O processo deve começar no “gerenciamento por categoria” dos produtos, que têm por base o conhecimento do shopper. Ou seja, a definição das estratégias de vendas a partir das características do comportamento do público-alvo. A premissa do conceito da gestão de categoria é denominar corretamente a categoria de cada item e criar uma linguagem comum entre eles. Sendo assim, padronizar a comunicação entre indústria e varejo para que se tenha uma descrição única e comum dos itens, a correta alocação e construção da estrutura mercadológica. Por exemplo, o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), ferramenta online desenvolvida pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma aliada de toda a cadeia de suprimentos. 
No CNP, a indústria cadastra seus produtos com os respectivos dados para compartilhar as informações com o varejo. É uma ferramenta online, gratuita, que possibilita a gestão e o compartilhamento dos itens cadastrados com informações como pesos e medidas, imagens, descrições específicas, entre outros. Com ela, os dados são padronizados e após o cadastramento estão prontos para serem acessados e compartilhados entre os parceiros comerciais. A partir de então, a base de cadastramento dos itens está organizada e com uma linguagem comum para cadeia de abastecimento. 
Com as informações padronizadas, indústria e varejo podem se comunicar e trocar informações úteis para construir as estratégias de venda dos produtos de acordo com suas respectivas categorias. Cria-se uma parceria entre indústria e varejo para melhor atender o shopper, pois juntos formam uma unidade de inteligência com o conhecimento do comportamento do público que se pretende atingir, para então criar uma estratégia mais assertiva e estimular a venda de cada categoria de produto. 
A gestão de categoria é extremamente importante por permitir o entendimento das necessidades dos diferentes públicos (hábitos, estilo de vida, interesses etc.) e, a partir desse conhecimento, estabelecer estratégias eficientes de venda a começar pela organização do layout da loja, de maneira que o cliente encontre o que deseja com facilidade, sortimentos bem sinalizados, lojas bem abastecidas, produtos acessíveis e visíveis, tornando o PDV uma grande fonte de informações. 
Com a gestão de categoria baseada no shopper, é possível potencializar as vendas por trabalhar melhor a estratégia de acordo com o público específico. Todos os pontos de contato do shopper são estudados para que a comunicação seja elaborada de maneira assertiva, transformando em resultados positivos todo o processo que teve início na identificação dos itens, no compartilhamento das informações, na definição e direcionamento de estratégias e, consequentemente, no melhor atendimento ao consumidor. Essas mudanças fazem parte do novo processo de compra e venda, do novo modelo de negócios, no qual a facilidade gera fidelidade e rentabilidade é sinônimo de cliente satisfeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima