Um cliente satisfeito será aquele que se fará fiel à empresa, também indicará a marca a conhecidos. Mas para que isso aconteça, é preciso procurar estratégias para que a fidelização seja alcançada e, principalmente, que seja atingido um equilíbrio entre a empresa e o cliente no quesito satisfação. Manter o contentamento tanto do negócio quanto do público é uma preocupação que faz parte da Ultrafarma, pois, além de lidar com a vasta concorrência, a fidelização auxilia em outras etapas da empresa. “Os clientes satisfeitos com o atendimento ajudam a empresa a manter ou ainda melhorar os resultados de crescimento e metas”, afirma a diretora comercial, Rejane Marques da Silva.
Manter ambos os lados satisfeitos com os serviços prestados e com os resultados obtidos ainda é uma estratégia para driblar o mercado satura. Assim, Silva conta que algumas ações foram criadas focadas para o bom relacionamento com o cliente. Por exemplo, o oferecimento de descontos especiais ou adicionais para determinado produto ou categoria, bem como o atendimento personalizado e estratégias em seus canais de venda (e-commerce, televendas e lojas físicas). “Outro diferencial da Ultrafarma é o constante investimento em produtos de sua marca própria Rahda, que oferece produtos de qualidade por um preço extremamente acessível”, continua a executiva.
Em relação às outras empresas desse setor, que possuem uma carência na gestão de clientes, a drogaria aposta na análise do perfil de seus consumidores para realizar investimentos em práticas e ferramentas que condigam com a descrição de cada um. “Também realizamos análises das devidas demandas para manter os clientes frequentes e fieis à empresa,tornando-os divulgadores da marca e mantendo sempre um equilíbrio satisfatório entre Empresa x Clientes”, explica Rejane.
E para que exista esse equilíbrio, a executiva acredita na realização de alguns passos, que irão resultar na fidelização do cliente e também na realização de um trabalho de qualidade, são pequenos atos, que para alguns pode não ser levado em consideração, mas que faz a diferença ante a concorrência. Por exemplo, o investimento em treinamento dos colaboradores, a manutenção constante do relacionamento durante e pós a venda e o cumprimento dos prazos de descontos e acordos oferecidos. “A Ultrafarma também realiza a facilidade de compra nos seus diversos canais, um horário de atendimento mais amplo e atendimento prioritário a idosos, gestantes e portadores de deficiência, com acesso a cadeiras para aguardar o atendimento sentado”.