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O varejo brasileiro deve registrar, neste ano, alta de 3,6% na comparação com 2017, crescimento previsto maior que os 2,1% registrados no ano passado em relação a 2016, segundo estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). E, segundo a ShopperTrak, grande parcela desse crescimento e da possibilidade de aumento nos lucros vai acontecer agora. Isso porque a Black Friday e o Natal representam quase 45% do tráfego de clientes no varejo no fim do ano. Com base na análise de dados captados pelos sensores instalados nos mais diversos pontos comerciais do país, como redes de lojas e shoppings centers, a empresa relacionou as cinco datas abaixo como as mais movimentadas e essenciais para o varejo brasileiro até o fim do ano.
Black Friday (sexta-feira, 23/11): o tráfego de compradores durante a data é quase uma vez e meia maior do que o movimento do Super Sábado de Natal;
Sábado Black Friday (sábado, 24/11): alguns varejistas estendem a Black Friday para o dia seguinte ou até mesmo para o restante do fim de semana. “Muitos consumidores acabam decidindo fazer suas compras nesses dias que se seguem, com mais calma e tempo. Isso faz com que o sábado pós Black Friday seja o segundo dia mais movimentado para o varejo nesta época do ano”, destaca Marcelo Quaiatti, diretor da ShopperTrak no Brasil;
Super Sábado de Natal (sábado, 22/12): “A maioria dos brasileiros ainda deixa para fazer as compras de Natal de última hora, no sábado que antecede a data. Os varejistas podem esperar bastante movimento neste dia”, explica o executivo.
Sábado antes do Super Sábado de Natal (sábado, 15/12): “Aqueles que se programam preferem não enfrentar filas longas e lojas lotadas. Por esse motivo, o terceiro sábado do mês de dezembro está entre as datas-chave para o varejo”, afirma Quaiatti;
Segundo a ShopperTrak, similar ao ano passado, o período entre as 14h e 16h será o mais movimentado nos fins de semana, com esta última sendo o pico das vendas. O timing também vale para a Black Friday. “Será importante que os varejistas se certifiquem de que a programação não esteja apenas alinhada aos dias mais movimentados, mas que também corresponda corretamente a essas horas da tarde”, lembra Quaiatti. “Fazer um planejamento inteligente de aumento de estoque, programar ofertas e promoções segundo o perfil e o fluxo de clientes na loja, organizar a logística e definir metas individuais para os estabelecimentos são algumas das ações que devem ser projetadas”, afirma.

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