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Estratégia é não competir com as grandes

A qualidade do serviço prestado ou do produto oferecido pelas pequenas e médias empresas é fundamental para se destacar entre as grandes. “A estratégia é manter o foco nas empresas desassistidas ou que precisam investir em tecnologia”, sugere Marcos Gonçalves, diretor da Light Solutions, fábrica de software especializado em Cloud Computing. 
Para Gonçalves a vantagem de ter agilidade e dinamismo nas tomadas de decisões, assim como na aplicação dessas, são vantagens que as grandes empresas não têm. “As grandes corporações tendem a ser mais burocráticas”, afirma.  O diretor comenta que a Light Solutions sempre que cria melhorias no produto adquirido pelo cliente a empresa o implanta em custo adicional, essa é a estratégia da empresa em encantar os clientes.
Assim como Gonçalves, o reitor da Escola de Pós-Graduação Roberto Miranda Educação Corporativa, Roberto Miranda, mantém o foco da escola nos nichos de mercado que tem pouco capital para um crescimento rápido. “Esses nichos não são interessantes para as grandes empresas por apresentarem operações complexas ou de pouco volume”, explica Miranda. Além disso, o reitor conta que a Escola se foca no segmento de ensino de luxo que opera com clientes de nível de expectativa elevado e, portanto, exigem grande esforço.
“Existem atividades que desenvolvemos diariamente e que as empresas grandes não possuem a mesma capacidade e eficácia para fazerem. Nossa possibilidade de ouvir os clientes e ter um atendimento próximo, e acima de rapidamente a esta demanda são vantagens exclusivas das PMEs”, finaliza Miranda. 

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