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Estratégias para a base da pirâmide

Uma pesquisa realizada com cerca de 40 stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores e distribuidores) procurou analisar as estratégias utilizadas por algumas empresas para desenvolver negócios e atrair consumidores da base da pirâmide econômica, nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. O resultado desse trabalho está detalhado no livro “Estratégias de Empresas para a Base da Pirâmide”, da editora Atlas. 
Os autores Adalberto Fischmann e Fernando Filardi são especialistas reconhecidos na área. Fischmann é professor livre-docente, titular e diretor da FEAUSP, fez pós-doutorado em Administração pela Manchester Business School, na Grã-Bretanha. Filardi tem doutorado e pós-doutorado pela FEAUSP, é professor e pesquisador do programa de mestrado em Administração e coordenador do MBA em Gestão de Projetos do IBMEC, além de pesquisador da USP e professor da UNIRIO. Com o subtítulo “Técnicas e ferramentas para alcançar os clientes e fornecedores da nova classe emergente”, a obra é fruto de um trabalho de campo, realizado entre julho de 2012 e janeiro de 2013. 
As entrevistas realizadas foram feitas com um grupo pré-selecionado de empresas de grande porte, presentes nas comunidades pacificadas, de setores como serviços financeiros, beleza, serviços de eletricidade e capacitação e orientação empresarial. Os entrevistados possuíam cargo de diretoria ou gerência; eram ligados a departamentos, setores ou áreas de novos negócios voltados para as comunidades de base da pirâmide; ou eram clientes, fornecedores ou distribuidores.   
Segundo os autores, a escassez de informações na literatura sobre as estratégias das empresas voltadas para a nova classe emergente, que vive nas comunidades onde foram instaladas as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), no Rio de Janeiro, foi o que motivou a realização da pesquisa. Sobretudo no que tange aos impactos econômicos e sociais gerados pela entrada das empresas nessas localidades. Outros aspectos decisivos foram o crescimento do poder aquisitivo do brasileiro, a importância da população de baixa renda no contexto econômico e social do Rio de Janeiro e o maior interesse das empresas em conhecer e desenvolver negócios nessas regiões. 
O estudo buscou, ainda, identificar as principais mudanças nos produtos e serviços da empresa, se foi lançado algum produto ou serviço novo, se a cadeia produtiva sofreu modificações e se o modelo de negócio sofreu alterações. Com relação a ensinar os clientes a utilizar o produto, estimulá-los a instalar os produtos e permitir testar antes de comprar, os autores constataram que as empresas vêm tendo atuação acanhada. Perdendo assim a oportunidade de validar a adequação do produto ao público-alvo com a finalidade de realizar algum refinamento necessário. 
Serviço
“Estratégias de Empresas para a Base da Pirâmide – Técnicas e ferramentas para alcançar os clientes e fornecedores da nova classe emergente”
Autores: Fernando Filardi e Adalberto Fischmann
Editora: Atlas 
Páginas: 184
Preço: R$ 57,00

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