Estudo da Accenture aponta tendência
Um estudo global da Accenture sobre dispositivos móveis e compras mostrou que os usuários de smartphones acreditam que é interessante baixar cupons de desconto dos seus aparelhos (79%), além de receberem avisos e cupons quando eles passassem por um item em uma loja (73%). Em contrapartida, menos de metade (48%) dos clientes baixaram um cupom dos seus computadores. Os resultados mostram que o crescimento da adoção dos smartphones e crise econômica encorajaram os consumidores com consciência financeira a explorar os canais de varejo alternativos, como as compras on-line e smartphones, para aproveitarem as promoções.
O estudo – que foi realizado com mil consumidores nos Estados Unidos, França, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, Japão, China e Índia – mostra que os cupons on-line de desconto podem ser uma parte importante da experiência de compra, potencializada pela disseminação dos smartphones. Atualmente, 48% dos usuários convencionais de celular planejam comprar um smartphone nos próximos 12 meses.
A pesquisa ainda mostrou que o smartphone tem mudado a relação entre os consumidores e os varejistas. Muitos dos usuários do dispositivo afirmaram que preferem usar o seu aparelho ao invés de interagir com vendedores de loja, para realizar tarefas simples (73%). Outro dado interessante é que 71% são a favor de usar o smartphone para encontrar uma loja com um item desejado na prateleira.
Outro dado da pesquisa mostra que a privacidade continua a ser uma preocupação para os consumidores e pode causar um impacto negativo no crescimento do uso dos smartphones para compras. 54% dos consultados disseram se preocupar se o uso do dispositivo poderia quebrar a sua privacidade. Outras preocupações são: perder o toque pessoal dos vendedores de lojas (59%) e que os produtos fiquem mais caros (30%).