Exames médicos agendados no celular

0
11

A Tiaxa, desenvolvedora de aplicativos para telefonia móvel e conectividade multioperadora SMS, desenvolveu um sistema de comunicação pelo celular para o Fleury – Medicina Diagnóstica. Por meio da plataforma SMS, os clientes recebem, em seus celulares, a confirmação dos exames agendados, com 24 ou 48 horas de antecedência. O sistema two-way permite ao cliente responder às mensagens para cancelar ou confirmar seu comparecimento ao laboratório para realização do exame.
O novo serviço vem registrando uma grande aceitação entre os clientes do Fleury. Em média, o Fleury recebe mais de 130 mil ligações mensais. Até o momento, 60% dos clientes autorizaram o envio de mensagens pelo celular. “Noventa por cento já interagem com o serviço, o que comprova o sucesso do projeto”, diz Paulo Meneses, gerente de projeto de atendimento do Fleury.
Embora reduzir custos de infra-estrutura de atendimento telefônico não fosse a única preocupação da empresa, o serviço SMS permitiu obter uma economia expressiva nos gastos com ligações de confirmação. “Conseguimos reduzir em dez vezes o volume de ligações, mas mais que cortar custos, a preocupação do laboratório é oferecer mais um canal de atendimento aos clientes. O Fleury é o pioneiro na utilização de novas tecnologias para aprimorar o relacionamento com o cliente. Fomos os primeiros a disponibilizar os resultados de exames pela internet.”, afirma Meneses.
A solução é baseada na plataforma de gerenciamento de SMS e conectividade 100% nacional da Tiaxa. O aplicativo, que permite o envio e o recebimento de mensagens bidirecionais, foi desenvolvido em linguagem Java. A Tiaxa mantém acordo com todas as operadoras de telefonia celular: Vivo, Claro, TIM, Oi, Telemig e Amazônia Celular Brasil Telecom GSM, CTBC, Sercomtel e Nextel. “A plataforma de conectividade multioperadora da Tiaxa permite a comunicação com os clientes de qualquer operadora. Assim, o Fleury pode atender todos seus clientes”, diz Ann Williams, diretora geral da Tiaxa.