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Excelência no atendimento ao cliente

O livro “Excelência no Atendimento ao Cliente” traça um breve histórico dos laços que envolvem empresa e cliente ao longo dos anos. Foi na Idade Média que surgiu o primeiro contato com o consumidor, denominado freguês. O termo cliente só aparece no vocabulário empresarial a partir do século XX. Escrito por professoras do Cademp e da FGV Management, a publicação pretende contribuir para melhorar o relacionamento entre empresas, clientes e fornecedores. As autoras têm como ideia ajudar gestores e líderes de equipe a socializar uma relação, que nem sempre pode ser fácil, mostra-se como se dá esse embate já que envolve a complexidade de lidar com seres humanos, bem como capacitar colaboradores para atender um mercado cada vez mais exigente é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
Ainda com a criação do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), em vigor desde março de 1991, as empresas ainda possuem problemas, sejam elas públicas ou privadas. Dia a dia o mercado pede por profissionais mais preparados para atender a demanda dos clientes. As autoras alertam para este cuidado e para a importância de se investir em excelência no atendimento, de modo a atrair o cliente, retê-lo e, se possível, fidelizá-lo. Cabe ao líder conduzir e inspirar as pessoas na busca da excelência no atendimento. E atendimento é uma questão complexa, envolvendo pessoas, que não são previsíveis como as máquinas, por exemplo. “Atendimento significa receber um cliente com elegância, independentemente do tamanho da empresa; significa mostrar que ele é bem-vindo. É demonstrar-lhe sua importância para a empresa”, afirmam as autoras/pesquisadoras. 
Com uma legislação específica que trata dos direitos dos consumidores e as novas tecnologias disponíveis, o cliente passa a ter instrumentos mais efetivos para, caso se sinta insatisfeito, defender seus direitos e até denegrir a imagem de um estabelecimento, como o Consumidor.gov. Os mesmos instrumentos servem, no entanto, para indicar aquela empresa que prestou um atendimento de excelência. “Ainda há um descuido muito grande com relação a isto. Hoje o cliente está mais informado e mais consciente de seus direitos e deveres como cidadão”, diz Sylvia Vergara, professora e mestre em gestão empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV, com ampla experiência no âmbito das empresas privadas.
Serviço
Excelência no atendimento ao cliente
Autoras: Sylvia Helena Constant Vergara, Denize Ferreira Rodrigues e Helena Correa Tonet
Editora: FGV
Páginas: 196
Preço: R$29,00

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Excelência no Atendimento ao Cliente



Antes de começar a abordar quaisquer dos aspectos do tema Atendimento ao Cliente, toco na principal característica que profissionais que queiram atuar nessa área têm que ter: a postura prestadia. Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: que gosta de ajudar; prestativo.


Tal postura é um estímulo que vem de dentro para fora, ou seja, é intrínseco. Geralmente, no senso comum, pessoas assim estão sempre disponíveis a dar informações quando solicitadas, a ensinar, a orientar, a realizar trabalhos voluntários e sociais com prazer.


Além de ser prestativo, outros pontos são muito importantes para quem pensa em ter sucesso no Atendimento ao Cliente:




  • Empatia, solidariedade;


  • Satisfação em lidar com “gente”;


  • Desprendimento;


  • Gentileza;


  • Simpatia;


  • Sensibilidade;


  • Traquejo;


  • Maturidade;


  • Paciência, entre outras;

Enfim, ter as habilidades sociais desenvolvidas. Como se desenvolve tais características? Lendo, buscando conhecimento, preparação, aprimoramento, fazendo o próprio laboratório, aceitando críticas, fazendo auto-avaliação e reforma íntima constante.


Um pensamento muito equivocado faz com que alguns profissionais se percebam “vencidos” por alguns clientes ou situações “difíceis”. Coloquei entre aspas porque cliente difícil depende do ponto de vista em que se analisa. Um atendente explosivo, grosseiro e sem paciência, naturalmente, despertará as mesmas reações no cliente. É a lei da ação e reação, causa e efeito. Tal pensamento é o de que o cliente está contra o atendente, ou seja, este leva para o lado pessoal ao invés de raciocinar de maneira mais ampla, entendendo que o cliente está chateado, indignado ou revoltado contra a qualidade do produto, do serviço ou ainda, da empresa.


Entender o outro pode não ser tarefa fácil, mas deve ser um treino diário, principalmente, para quem não tem as habilidades acima bem trabalhadas. O bom relacionamento é cultivado, cuidado.


A gentileza frustra qualquer intenção mais grosseira ou agressiva da outra parte. Quando um interlocutor (no caso, o atendente) fala em baixo tom de voz, acaba induzindo o outro a também, fazer o mesmo.


O contato visual é imprescindível a fim de passar credibilidade, confiança e segurança ao cliente.


Por fim, ainda não falei do amor, que é o sentimento, a energia universal mais poderosa capaz de operar mudanças. Um trabalho realizado com amor, só pode trazer os melhores resultados.


Profissionais que atuam com Atendimento ao Cliente, em SAC, devem se sentir privilegiados, pois não é qualquer um que pode ser aprovado para o cargo. Esses são criaturas especiais!


Abraço!

0 comentário em “Excelência no Atendimento ao Cliente”

  1. Adorei o”criatura especial”,kkkk
    realmente não é fácil lidar c/pessoas em qualquer atividade,ainda mais atendimento.Por outro lado tem cliente q se irrita se vc fala manso c/ele ou ouve ativo,ela acha q de repente vc n tá prestando atenção ao q ele diz, é 8 ou 80.

  2. Seu artigo está muito bom mesmo, parabéns! Em todas as profissões é importante fazer o melhor. Trabalhar com pessoas é tarefa muito difícil, pois somos muito oscilantes, temperamentais. Uma das coisas sempre muito importante é pensar: como gostaria de ser atendido, se estive do outro lado do telefone? É a tal da empatia, palavra pouco conhecida, muito confundida. Saber se colocar no lugar do outro facilita demais tudo que fazemos na vida, especialmente o atendimento por telefone. Abraços

  3. Eu já li e gostei muito!
    Como de costume você mandou muito bem!!
    Parabéns e continue a nos brindar com seus artigos de primeira qualidade!!!

    Grande abraço!!!!!!
    Rogerio Lázaro

  4. Bom dia !

    Fabiana,
    mais uma vez, mandaste muito bem para que possamos refletir e muito como estamos atendendo aos nossos clientes, Parabéns pela matéria….

    Para fechar, Postura Prestadia sempre !!!!

    Att,

    Wagner Martins

  5. Muito interessante. Aproveitei bem o artigo no meu treinamento de Atendimento ao Cliente.
    Gostaria de obter suas sugestões de perguntas que um supervisor possa fazer no momento da entrevista com um atendente.
    No aguardo, grata,

  6. Oi Val

    Quando me referi ao baixo tom de voz, quis dizer que o tom deve ser audível, firme, educado e não indiferente ou negligente; apostura ajuda muito. O cliente, com certeza, perceberá o interesse do atendente, mesmo com tom de voz normal.

    Volte sempre ao Blog com comentários! rsrs

    Beijos

  7. Oi Valmir

    Você tem razão, muitos confundem Empatia com Simpatia e até com Antipatia.

    O fato de nos colocarmos no lugar do outro (ou de tentarmos) já é um bom exercício para começarmos a compreender o outro.

    Adoro seus comentários, continue acompanhando os artigos.

    Beijos

  8. Oi Wagner

    Fico honrada com seus comentários, por favor, continue acompanhando o Blog.

    Muito obrigada e forte abraço!
    Fabiana Sanches

  9. Oi Marcia

    Muito obrigada pelo comentário! Volte sempre ao Blog.

    Espero que o roteiro de perguntas para entrevista que sugeri tenha te trazido êxito.

    Abraço,
    Fabiana Sanches

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Excelência no atendimento ao cliente



No dia 28 de julho, a consultora Meire Campos irá ministrar o treinamento “Excelência no Atendimento ao Cliente”, em São Paulo. O curso tem como objetivo promover o aprimoramento da eficácia no atendimento, estabelecendo critérios claros de identificação da qualidade. Além disso, ele visa melhorar a lucratividade das empresas por meio da retenção de clientes, diminuindo a necessídade de captação e consequentemente despesas relacionadas a tal.

 

O público alvo são profissionais que lidam diretamente com o cliente interno ou externo. As aulas se valem de conteúdo teórico e prático, com dinâmicas participativas e recurso áudio e visuais. Entre os tópicos que serão aboradados estão: etiqueta ao telefone; comunicação; saber escutar; o uso da voz para projetar imagem positiva; como entender o cliente – conceito de empatia; as principais situações de crise no atendimento; como identificar as necessidades do cliente; flexibilidade e agilidade para lidar com as mudanças; negociação; como lidar com reclamações e objeçoes; entre outros.

 

Atuando na área há 18 anos, Meire Campos é especialista no uso profissional do telefone e no relacionamento com clientes. Empresária, consultora de empresas, palestrante e educadora corporativa, Meire desenvolve projetos e programas de capacitação para profissionais da área comercial e telemarketing, possuindo experiência em programas voltados para empresas dos mais variados portes.

 

Serviço
Data: 28 de julho
Horário: das 8h ás 17h
Local: Cenesp – Rua Treze de Maio, 717 – Bela Vista – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3608-7151 no e-mail [email protected] ou www.meirecampos.com

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Excelência no atendimento ao cliente


A Drogaria Onofre anuciou que pretende aumentar em até 60% o investimento em Recursos Humanos para 2006. O foco será em treinamentos diferenciados, especialmente nas áreas de perfumaria importada e medicamentos genéricos. A Onofre prevê ainda a construção de uma loja-modelo que simulará os diversos tipos de serviços oferecidos. Na ponta disso tudo está o cliente. “Investimos muito em novas tecnologias e na formação de pessoas, já que nosso foco é a excelência na qualidade do atendimento ao cliente. Não basta termos os melhores produtos e equipamentos, precisamos também de profissionais altamente qualificados”, diz Marcos Arede, diretor comercial da Drogaria Onofre.

Como a rede vende perfumes importados, os atendentes das lojas recebem treinamento sobre perfumaria e cosméticos, que contempla, por exemplo, todas as fases que uma fragrância possui. Após essa etapa, eles se aprofundam na exclusividade de cada marca. Na área de medicamentos genéricos, os funcionários da drogaria fazem visitas periódicas aos principais laboratórios, acompanhando todo o processo de industrialização do produto. “Além de ilustrar todo o processo de fabricação do medicamento, esse tipo de treinamento faz com que cada profissional tenha mais conhecimento e segurança sobre o produto que está oferecendo ao cliente”, comenta Arede.

Além da qualidade no atendimento, como resultado de todo esse investimento em capacitação, a Drogaria Onofre possui o menor turn over do setor farmacêutico, segundo o diretor comercial. “Temos 1.200 funcionários e um índice de 15% de turn over, enquanto no mercado esse índice fica em torno de 40%”, afirma Marcos.

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Excelência no atendimento ao cliente

A Mission promove no dia 10 de fevereiro, em São Paulo, o curso “Excelência no Atendimento ao Cliente”, dirigido a profissionais liberais, gerentes, coordenadores e supervisores de vendas e todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente no contato com clientes internos e externos ou que tenham interesse em desenvolver suas habilidades de relacionamento com o cliente. O objetivo do curso é desenvolver habilidades de atendimento e relacionamento com clientes; avaliar o atendimento da sua empresa; e melhorar a postura e a imagem de sua empresa com foco na fidelização dos seus clientes.
A sócia gerente da Trigo Consultoria em RH, Roberta Trigo, ministrará o curso, que terá em seu conteúdo programático: explicando a relação entre cliente, empresa, funcionário; atitudes positivas; o que encanta o cliente?; processo de comunicação; desenvolvendo comunicações claras, objetivas e positivas; barreiras na comunicação; atendimento telefônico; o que deve ser evitado na comunicação por telefone; roteiro do atendimento eficaz; criatividade no atendimento; conduzindo o atendimento com agilidade – perguntas chaves; compreender o cliente e encontrar uma solução para cada caso; como atender reclamações de forma simpática e profissional; como manter o controle emocional diante de situações difíceis; administração do tempo em vendas; técnicas de vendas; administração em vendas; e motivação para o trabalho.
Informações e inscrições pelo telefone 0800 14 30 40 e-mail [email protected] ou no site www.mission.com.br
Horário: das 9h às 18h
Local: Flat Transamérica the Advanced, Rua Bela Cintra, 1356, São Paulo – SP

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Excelência no atendimento ao cliente

A Associação do Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) estará promovendo nos dias 24/01, 14/02, 20/03, 17/04, 15/05 e 19/06, em São Paulo, o curso “Excelência no Atendimento ao Cliente”. O objetivo é proporcionar, aos profissionais que prestam atendimento pessoal a clientes, um momento de profunda análise, levando-os a praticar a excelência da qualidade do serviço de atendimento, visando obter mais e melhores resultados.
O programa do curso está dividido em: o que o nosso mercado exige?; como elaborar um plano de desenvolvimento pessoal?; sinergia organizacional; a importância da comunicação e a busca do aperfeiçoamento; a importância do planejamento, da organização e do controle; como administrar o tempo de maneira eficiente e eficaz atendimento telefônico?; como atender corretamente de maneira clara e objetiva; diferenças fundamentais entre os diversos clientes; identificando, traduzindo e complementando a linguagem do cliente; e análise e os porquês de “o cliente sempre tem razão”.
Informações pelo telefone (11) 3372 3800, pelo e-mail [email protected] ou no site www.advbfbm.org.br
Horário: Das 8:30h às 17:30h
Custo: R$ 420,00

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