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Executivos de marketing de relacionamento apostam no setor

Migração da verba publicitária para atividades não convencionais e a necessidade de identificar e segmentar públicos-alvo incrementam os negócios voltados para as áreas de incentivo, eventos, fidelização e premiação. Os diferenciais competitivos proporcionados pelas atividades de marketing de relacionamento, como a mensuração de investimentos e resultados ou o desenvolvimento de campanhas “auto-pagáveis”, como as de incentivo atreladas à superação de metas, são os principais responsáveis pelas boas perspectivas do setor que deverá apontar um crescimento médio de investimentos entre 20% e 30% maior do que o registrado em 2002.

A estimativa é de André Sapoznik, diretor geral da Incentive House, empresa sul-americana de marketing de relacionamento. “A globalização amplia o acesso a produtos e serviços e, por conseqüência, aumenta as exigências do consumidor. Esta evolução do mercado dita novas necessidades na comunicação como a segmentação por públicos e a identificação de novos nichos de mercado”, avalia Sapoznik.

Para Sapoznik, a segmentação de públicos é uma evolução natural do mercado “sempre em busca do marketing one to one, um sonho de levar para cada consumidor uma mensagem específica. Sabemos que é difícil mas, apesar do mundo privilegiar o coletivo, cada vez mais o indivíduo é valorizado como único”. Dentre os segmentos que, atualmente, mais investem em marketing de relacionamento, segundo Sapoznik, destacam-se o varejista, bens de consumo, instituições financeiras e indústrias de tecnologia. “Apesar do crescimento do setor, ainda existem alguns segmentos e públicos a serem explorados pelas atividades de relacionamento, como os canais de distribuição, acionistas de empresas e funcionários”, exemplifica o executivo.

Silvio Bianchi, diretor da Sobral Marketing Direto, empresa especializada no gerenciamento de informações, database e telemarketing e que administra os dados de vários projetos de marketing de relacionamento e incentivo, também mostra-se entusiasmado com o crescimento que estes segmentos vem registrando nos últimos meses. “Em relação ao mesmo período do ano passado, o volume de negócios que envolve estas atividades já é superior a 20% e acreditamos em uma forte tendência de crescimento para os próximos anos. Sem dúvida, as atividades de marketing de relacionamento deverão ampliar consideravelmente sua participação nas ações de comunicação de empresas que precisam de retorno rápido e qualificado”, confirma Bianchi.

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