O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Experiência diferenciada em 3D

Realidades aumentada ou virtual não são exclusivamente coisas tão novas, mas se elas estão em pauta neste ano, com lançamentos nas mais diversas áreas, como a criação de games com essa estrutura e os óculos que trazem uma experiência imersiva, é fruto do avanço da própria tecnologia, tornando-a mais viável. Como Nilo Signorini, diretor de planejamento comercial da Tok&Stok, apontou, este ano será o momento da virada. “Estamos no início, começando a abrir portas para um novo território de muitas possibilidades”, diz ele. “A questão maior é como melhor utilizar esses recursos nos processos e no dia a dia das empresas e do varejo.”
Atenta à isso, a Tok&Stok abriu as portas para essa experiência, permitindo que ela ajudasse a decorar a casa de seus clientes. Em 2015, a empresa lançou o “DecoRA”, aplicativo que permite o usuário visualizar móveis, artigos de decoração e outros itens da loja em 3D no ambiente em que estiver sendo capturado pela câmera, tudo em tempo real. “O DecoRA permite compor um ambiente virtual com muitos produtos, inserindo-os o local nas reais proporções e perspectiva corretos. Isso é muito interessante para avaliar se um móvel ‘combina’ com a decoração existente em um local, se cabe no espaço dedicado, explorar diferentes opções de cores/produtos”, complementa o executivo. Além disso, a lista de produtos usados no simulador é salva e o cliente pode recuperá-la no site caso queira comprar.
Apesar de ter tido bons resultados, não quer dizer que a empresa não tenha tido desafios no começo. Principalmente, porque lançaram a ferramenta quando ainda era pouco difundida, Signorini assume que foi difícil, no começo, de divulgar o produto, pois as pessoas não entendiam seu funcionamento e nem seu uso. “Foi difícil resumir em algumas linhas”, lembra. E mesmo hoje, com ela sendo algo mais viável e imaginável, o processo para sua implementação não ficou mais facilitado. Segundo o diretor, a forma como um negócio irá empregá-la ainda é algo que deve ser bastante planejado. “Acredito que existem muitas oportunidades que precisam ser exploradas em cada área específica; pouco a pouco começarão a vir à tona.”
De acordo com ele, na Tok&Stok maior do que o desejo de ser inovador e ter uma imagem de uma empresa moderna, é a vontade de lançar algo que tenha um uso prático na vida dos consumidores. “Ou seja, que efetivamente agregam valor aos nossos clientes”, afirma. “O DecoRA é um aplicativo que tem uma razão prática para existir e que pode efetivamente ajudar nossos clientes a tomarem sua decisão de compra”. E entre os cuidados que foram relevantes para a criação do aplicativo esteve a procura de lançar algo que fosse compatível com os recursos que os clientes tinham à mão, seus smartphones, sem a necessidade de haver algo mais específico ou um hardware que não fosse compatível com todos os aparelhos. 
“Houve uma curva de aprendizado/desenvolvimento importante que passou por um processo de ‘Design Thinking’ no qual questionamos possibilidades de aplicação e também as condições nas quais os usuários fazem uso do recurso”, conta Signorini. Com isso, melhorias já foram feitas, bem como versões novas para os clientes já foram lançadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima