Faltam desafios e transparência nas empresas

0
1


A DM Recursos Humanos , consultorias em Executive Search, realizou uma pesquisa sobre os principais fatores que abalam a motivação dos executivos na empresa onde trabalham, fazendo inclusive, com que busquem outras oportunidades no mercado, apesar do salário satisfatório. O resultado revelou que, além de questões mais conhecidas que geram insatisfação, como a falta de oportunidades de carreira, existe um ponto que foi votado por quase 50% dos profissionais: as corporações podem perder os líderes por muitos motivos, mas principalmente, por falta de transparências nas informações.

A pesquisa revelou ainda que homens e mulheres estão super afinados nos itens que os deixam motivados. Dados revelam que 69% do público feminino considerou que ´oportunidades de desenvolvimento constante´ é um fator motivador nas empresas onde trabalham. A segunda opção mais votada por 61% das mulheres foi o ambiente de trabalho e em terceiro lugar a posição e reconhecimento da empresa no mercado, com 50% dos votos. O universo masculino também julgou importante os três aspectos apontados pelas mulheres e os percentuais foram semelhantes.

Já no quesito insatisfação as opiniões foram mais pulverizadas. Os principais itens votados foram: ´falta de transparência e de informações´, ´as condições de desenvolvimento na empresa´, ´remuneração´, ´falta de respeito com as pessoas´ e, ´qualificação dos profissionais da organização ou equipe´. A conclusão é que homens e mulheres concordam na forma de analisar as organizações, independente das áreas de atuação.

A pesquisa foi realizada com mais de 2 mil profissionais, entre 30 e 45 anos, sendo que 1.793 respondentes são do sexo masculino e 521 do sexo feminino. O questionário foi enviado para todas as regiões do país, mas o estado de São Paulo representa 73% das questões respondidas, por executivos que atuam em diversos setores, como Bens de Consumo, Tecnologia, Telecomunicações, Serviços, Mineração, Siderurgia, dentre outros.