A Stefanini Document Solutions, empresa do grupo Stefanini IT Solutions, provedora global de soluções para o mercado de TI, está desenvolvendo de maneira pioneira a ferramenta Social Qualis. Trata-se de uma solução capaz de monitorar em tempo real redes sociais, sites de jornais, blogs e outras fontes de notícias on-line a fim de fornecer um retrato detalhado do que se vem falando sobre sua marca, seus concorrentes, seus tópicos de interesse.
O aplicativo utiliza técnicas modernas de Inteligência Artificial para identificar as informações de interesse, analisar o conteúdo monitorado, identificando automaticamente – sem intervenção humana – o sentimento vigente (positivo, negativo, neutro) a respeito dos tópicos monitorados. “Seguindo a tendência que vem se projetando na Web 2.0, cada vez mais empresas estão invadindo as redes sociais para saber o que pensa ou sente seu consumidor, pois a informação por ele publicada é voluntária e espontânea, diferente de uma pesquisa orientada.”, afirma Paulo Tadeu CEO da Stefanini Document Solutions.
O executivo explica que os usuários se encontram interligados em uma rede gigantesca e as opiniões individuais – que geram opiniões de grupo – são as mais válidas . “Nesse universo surgem ferramentas que monitoram as opiniões nas redes e permitem ações para corrigir as falhas detectadas”.
A ferramenta permite que os resultados das análises sejam visualizados em tempo real por meio de gráficos compactos e intuitivos, capazes de demonstrar de maneira fácil e descomplicada as informações obtidas. Saber o que se fala e o que se pensa naquele momento, sobre a própria marca proporciona vantagem estratégica, que poderá ser usada tanto para se antecipar às crises de imagem que estão por se instalar, como para aproveitar oportunidades para campanhas de marketing social.