Ferramenta que identifica talentos

0
21

As empresas decididas a aumentar a produtividade, graças à correta utilização do capital humano, já podem dispor de uma ferramenta de software capaz de ajudá-las a identificar talentos e otimizar os investimentos em educação corporativa. No mercado brasileiro, trata-se da primeira solução a reunir, num único pacote, uma poderosa ferramenta de e-learning, o AulaNet, gratuitamente distribuído pela EduWeb, autoridade em LMS (Learning Managment System), e um sistema de gestão de competências, o Gescomp, criado pela HSD, especializada em projetos na área de competência e educação corporativa, em parceria com a Arima Consulting, que desenvolve projetos em tecnologia da informação.

A solução, que foi lançada no dia 3 de agosto, é a primeira do gênero no mercado nacional, garantem Leonardo Soldon, sócio-diretor da EduWeb, e Susana Falchi, diretora da HSD. “Num mesmo pacote, estamos embalando uma ferramenta que permite avaliar competências num ângulo de 360 graus e avaliá-las por meio de sistema de gestão de resultados. Com esse mapeamento, as ações de educação corporativa são direcionadas de acordo com a real necessidade das organizações. Com isso, racionalizam-se os investimentos, ao mesmo tempo em que se dá sustentação aos negócios”, explica a executiva.

Especialista em gestão de competências, reconhecida no mercado, Susana destaca o fato de a solução vir suprir, no País, a carência de um sistema capaz de realmente avaliar competências e que traz, como diferencial importante, a mais flexível ferramenta de e-learning do mercado, o AulaNet. Antes, a única opção era o sistema desenvolvido pela norte-americana Saba, de custo inacessível para a maioria das empresas brasileiras. Num primeiro momento, o Gescomp afere o grau de competência dos recursos humanos, não apenas em função da natureza do negócio, mas, também, das metas estabelecidas pela empresa, no que diz respeito a produção, vendas e qualidade, entre outros itens. Em seguida, identificadas todas as deficiências, sugere as ações capazes de eliminá-las, tendo em vista as necessidades no presente e no futuro mais remoto.

“Uma das ações recomendadas, não raro, é o treinamento via Internet, cujo índice de aproveitamento, em certos casos, chega a quase 100%, assegurado pelo AulaNet”, intervém Soldon. A solução de LMS distribuída pela EduWeb permite criar e manter, em tempo recorde e a custo reduzidíssimo, cursos tanto presenciais quanto online. Isso, segundo o executivo, explica o fato de o AulaNet, desenvolvido inicialmente no Laboratório de Engenharia de Software (LES), do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), já contar mais de 5 mil cópias distribuídas não apenas no Brasil, mas, também, nos Estados Unidos, Europa, África e Ásia. Aqui, a lista de usuários inclui Embraer, Nextel, Polícia Civil do Rio de Janeiro (Delegacia Legal), Profarma, Senac, TV Globo e Ultragaz, entre outros.