FNQ oferece cursos de gestão

0
4
A Fundação Nacional da Qualidade, FQN, abre inscrições para cursos presenciais em diversos estados brasileiros, tendo em vista ampliar o canal de disseminação do conhecimento em gestão, para garantir mais desenvolvimento e competitividade para as organizações brasileiras de todos os portes e setores.  A iniciativa tem como parceira a Rede Brasileira de Qualidade, Produtividade e Competitividade (Rede QPC) e levará os treinamentos, a partir de setembro, para as seguintes regiões: São Paulo (SP) Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Brasília (DF), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Bahia (BA), Santa Catarina (SC) e Alagoas (AL). 
 
É a primeira vez que a FNQ oferece seus cursos de gestão para outras regiões do País, já que os treinamentos presenciais eram oferecidos apenas na sede da instituição, em São Paulo.  A programação abrange os cursos “Critérios de Excelência da Gestão” (16 horas); “Gestão Integrada – Normas ISO e o MEG” (8 horas); “Gestão por Processos” (16 horas) e Estruturação do Sistema de Indicadores” (16 horas).
 
A capacitação “Critérios de Excelência da Gestão” foi desenvolvida para que o participante conheça e compreenda cada um dos Critérios do Modelo de Excelência da Gestão, MEG, disseminado pela FNQ. O Modelo é baseado em 13 Fundamentos e colocado em prática por meio de oito Critérios de Excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.  O uso do MEG possibilita que as organizações tenham maior foco em resultados nas diversas perspectivas, como econômico-financeira, socioambientais, de clientes, pessoas e fornecedores. Além disso, permite realizar uma análise aprofundada e identificar os principais pontos fortes e as oportunidades para melhoria.
 
Já o curso “Gestão Integrada: normas ISO e o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)” abrange uma etapa introdutória, que aborda os principais conceitos, a sistemática de normalização, as estruturas e os benefícios de cada um dos sistemas. Na etapa sobre o MEG, são discutidos os seus requisitos, sua estruturação e seus benefícios, bem como as principais similaridades e correlações existentes entre o MEG.
 
Outro treinamento que será realizado fora de São Paulo é o “Gestão por Processos”, que tem como objetivo a apresentação de metodologias e ferramentas para implantação e mapeamento de processos, de ponta a ponta, dentro de uma organização. O conteúdo integra desde a evolução histórica dos métodos utilizados até a formatação e o mapeamento de processos de uma maneira sistêmica, por meio de ferramentas específicas. É possível, ainda, entender quais são os sistemas críticos dentro de uma empresa.
Serviço
Informações sobre data, local e inscrições em cada Estado: http://www.fnq.org.br/aprenda/cursos