A Ford iniciou a operação no Brasil do FordPass 2.0, plataforma de serviços e conveniência da marca com uma série de funcionalidades para os consumidores. Qualquer pessoa, seja proprietário de carro da Ford ou não, pode utilizar os serviços gratuitamente, baixando o aplicativo FordPass na App Store ou no Google Play. Com a plataforma, é possível localizar e comparar preços de postos de combustível, estacionamentos, pesquisar pontos de interesse como restaurantes, entretenimento e saúde, acessar a assistência 24 horas e fazer o agendamento online de serviços nos distribuidores Ford. “O FordPass funciona como um concierge na palma da mão do cliente”, diz Marcel Bueno, gerente de Marketing Avançado da Ford América do Sul.
Para quem é proprietário de um veículo da Ford, o aplicativo também pode trazer mensagens personalizadas. Basta adicionar o número do chassi para ter uma experiência que inclui recebimento de avisos sobre o momento da manutenção do veículo até o agendamento de data e horário em um distribuidor Ford. “Ele amplia e complementa os serviços já oferecidos pelo Centro de Atendimento ao Cliente da Ford (CAF), criando mais um canal de apoio que vai além de assuntos relacionados a produtos e serviços.” Outro diferencial do aplicativo é o Guia Ford, serviço que conta com atendentes de plantão para ajudar em caso de necessidade. Ele pode ser acessado com apenas um clique no celular para contato via telefone, chat ou e-mail.
O FordPass dispõe também de um sistema inteligente de autoajuda com respostas para as dúvidas mais comuns, integrado à área de Serviço ao Cliente da marca e à Ford Credit. Além disso, em breve, o aplicativo também estará totalmente integrado à central multimídia SYNC 3 da Ford, através da interface AppLink.
FOCO NO CONSUMIDOR
O FordPass faz parte da estratégia da Ford centrada nos consumidores, colocando a tecnologia a seu serviço para oferecer recursos que facilitem a sua vida. Antes do seu lançamento, foi feita uma ampla pesquisa com consumidores no Brasil para conhecer seus hábitos e prioridades na área da mobilidade. O objetivo é criar uma nova experiência com a marca. “A Ford identificou uma oportunidade de estar mais perto da vida do consumidor e promover uma interação maior dele com a marca, que vai além da compra do veículo e uso dos serviços pós-venda”, destaca Marcel Bueno.
A proposta, segundo ele, é aproveitar as várias formas de conectividade existentes hoje para oferecer experiências físicas, digitais e pessoais ao consumidor com uma plataforma de serviços que será continuamente ampliada. “Além de útil e prático, o FordPass é um aplicativo leve, que não carrega a memória do celular. Por isso, tem sido muito bem avaliado em todos os lugares onde já foi lançado. Na Apple Store dos EUA, por exemplo, ele é classificado com 4,5 estrelas pelos usuários”, explica.
O FordPass soma hoje mais de 3 milhões de downloads globalmente. O serviço vem sendo introduzido progressivamente no mundo desde 2016, quando foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá. No mesmo ano, chegou à Inglaterra, Alemanha, França e China. Em 2017, foi introduzido também na Espanha e Itália. O Brasil, agora, é o primeiro país a lançar a versão 2.0 do aplicativo, que traz vários aprimoramentos.